Sony Music Brasil promove curso que irá preparar jovens de periferias para o mercado da música

Jovens de periferias
Jovens de periferias (Foto: Reprodução).

Em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e a Escola Música e Negócios (PUC-Rio), a Sony Music Brasil acaba de lançar o “Crias da Música”, um curso de qualificação de artistas, produtores, empreendedores e pessoas interessadas em trabalhar no setor musical.

O projeto é especialmente voltado para jovens de periferias, negros de três comunidades localizadas na zona norte do Rio de Janeiro: Jacaré, Maré e Alemão.

O programa, inédito, é fruto da parceria de um ano entre a gravadora e o ID_BR, que, juntos, já realizam uma série de ações para promover a diversidade e a inclusão na companhia. O “Crias da Música”, inteiramente gratuito, terá a duração de dez semanas e será realizado online, com algumas aulas presenciais. Já a certificação é do Instituto Gênesis (PUC-Rio).

Ao longo do curso, que se inicia na primeira semana de agosto e vai até outubro, os participantes terão um panorama da indústria da música, sua história, inovações e tendências. O programa também vai oferecer conhecimento e ferramentas para aplicação no gerenciamento de carreiras artísticas, cargos executivos e negócios na música.

“Este é mais uma ação da Sony Music para promover a diversidade e a inclusão no mercado da música. Não existe inclusão genuína que não passe pela criação de possibilidades para aquelas pessoas que enfrentam dificuldades estruturais de acessos. A gente tem muita a ganhar com a soma das trajetórias, da criatividade e da inventidade das pessoas que participarão do curso, ao mercado da música”, comenta a head de RH da Sony Music Brasil, Bruna Araújo.

Crias da Música
                                        Crias da Música (Imagem: Divulgação).

Dados da pesquisa “Coronavírus nas Favelas: A Desigualdade e o Racismo sem Máscaras”, divulgada no final de 2021, mostram que 54% dos moradores de favelas no Rio de Janeiro perderam o emprego na pandemia. O estudo, realizado pelo coletivo “Movimentos”, formado por jovens de diferentes favelas da cidade, com apoio do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), ainda mostrou que apenas 26% dos moradores possuem emprego com carteira assinada.

As inscrições para o “Crias da Música” vão até o dia 21 de junho e, podem ser feitas aqui.

Para se inscrever, os jovens de periferias/negros, devem residir em um dos territórios contemplados pelo programa – comunidades do Jacaré, Maré e Alemão – e realizar a autodeclaração racial.

Essa é mais uma ação afirmativa promovida pela Sony Music Brasil, dedicada a pessoas que se autodeclaram negras (pretos e pardos). Em 2022, a companhia também passou a oferecer vagas de estágio 100% afirmativas para jovens negros, e que serão promovidas dessa forma ao longo de todo o ano.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas.

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas