CODESAL, ANF e Escola Pequeno Urso realizam formação de defesa civil

Crédito: Paulo de Almeida Filho/ANF

Entre os dias 07, 08 e 09, uma turma com 24 estudantes, de 7 a 14 anos, da Escola Pequeno Urso, no Bairro da Paz, recebeu a equipe da CODESAL para realização de oficinas interativas, em parceria com a Agência de Notícias das Favelas, com objetivo de formar pequenos multiplicadores de ações de defesa civil.

As oficinas fazem parte do Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e as ações do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil mirim (NUPDEC).

Crédito: Paulo de Almeida Filho/ANF

“Estamos no Bairro da Paz, fazendo nossa atividade que é trazer a conscientização do que é defesa civil, transformando as crianças em multiplicadores de ações na comunidade, fazendo com que elas possam mudar e melhorar a comunidade. Nossa missão é trazer a visão da cultura de prevenção dentro das Comunidades de Salvador”, explica Rodrigo Magno, membro da equipe de articulações comunitárias e educativas.

Cronograma de atividades

No primeiro dia de oficina, os estudantes foram introduzidos ao conceito de Defesa Civil, aprenderam também como evitar acidentes domésticos, foram apresentados aos conceitos de equipamentos de proteção individual, além de noções de prevenção nos momentos de lazer, como o caso da linha de cerol, utilizadas para soltar pipas ou raias.

O segundo dia foi reservado para falar sobre noções de primeiros socorros, abordando as questões dos engasgos, ferimentos e queimaduras. A ideia do segundo dia, era quebrar o paradigma do que a criança pode tentar fazer para minimizar as questões do desastre do acidente, que acontece fatalmente.

Já no terceiro e último dia foi abordado conteúdo sobre o meio ambiente, explicando o que se pode fazer em relação ao lixo, as suas formas de descarte no lugar correto, além de demonstrar as mudanças climáticas que vem assolando os estados brasileiros.

Crédito: Jadson Nascimento/ANF

“O intuito é fazer com que essas crianças já tenham essa consciência do que elas podem fazer dentro da comunidade a partir da questão da Defesa Civil. E essa parceria entre a defesa civil e a comunidade do Bairro da Paz é muito importante para fechar um elo do que a gente já passa longo dos anos e desmistificar um pouco que ela só atua na questão do desastre, mas a gente está fazendo de prevenção dentro das comunidades”, enfatiza Rodrigo Magno.

Crédito: Jadson Nascimento/ANF

Durante os três dias de oficinas, as crianças foram acompanhadas pelas professoras das respectivas turmas, auxiliando na comunicação entre alunos e profissionais. Todas as crianças foram cadastradas e no último dia, receberam certificado, crachá e uma muda de planta.

A parceria entre a Defesa Civil e a comunidade torna-se ainda mais importante devido a participação comunitária nessas ações, principalmente quando as crianças e adolescentes são inseridos, crescendo com a cultura da prevenção de cuidado presente, entendendo o que podem melhorar dentro da comunidade.

Confira como foi a cerimônia da entrega dos certificados com a participação de educadores, voluntários e equipe da CODESAL.

Bastidores das oficinas

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas