Primeiro Festival Paralímpico da Marinha homenageia atletas, entre eles Tayana Medeiros, do Complexo da Penha

Em 22 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e em homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional, em 22 de setembro de 1989.

Para celebrar, o CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, organiza o Festival Paralímpico, que ocorre simultaneamente em 48 cidades do país. Centro de Referência Paralímpico do Brasil no Rio de janeiro, o CEFAN, participa pela primeira vez desta celebração, unindo os atletas do PARAPROLIM – Projeto Paralímpico da Marinha – e do PROFESP – Programa Forças no Esporte, para atividades esportivas lúdicas, sem caráter competitivo, nas modalidades Natação, Tiro Esportivo, Atletismo e Halterofilismo.

Durante o evento, a atleta Tayana Medeiros do Halterofilismo, também foi homenageada. Ela é nascida e criada no Complexo da Penha, no Morro da Fé, e com apenas três meses de treino de Halterofilismo, foi para sua primeira competição em 2017 e já saiu classificada para um campeonato brasileiro e uma copa do mundo.

Se classificou e assim começou sua busca por Tóquio. Foi a primeira atleta do PARAPROLIM a participar dos Jogos Paralímpicos e terminou a competição em Tóquio em quinto lugar na categoria até 86kg, atingindo a marca de 121kg, a melhor de sua carreira.

Tayana é considerada uma das melhores atletas paralímpicas de sua categoria, e se tornou referência e orgulho para os moradores da favela onde vive. Junto à “desvantagem” que possui em relação à falta de oportunidades que recebeu, está uma doença congêntia, a artrogripose, que impede certos movimentos das articulações.

Mas nada foi um verdadeiro obstáculo para ela, que transformou suas dificuldades em força motriz para ir além, e provar para si mesmo e para a sociedade, que com paixão e disponibilidade, ela pode chegar aonde quiser. Agora, sua preparação é para o mundial em Novembro, na Geórgia, e onde inicia sua busca para Paris, nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2024.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas