Jovens da periferia de Salvador se unem no combate à pandemia

Crédito: Ubiraci Santos. Ativistas sociais no enfrentamento do coronavirus

Há cerca de um mês, quinze jovens têm atuado na prevenção e contenção do novo coronavírus (Covid-19) na Região do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Formada pelos bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina, a região tem cerca de 100 mil habitantes, sendo em sua maioria de jovens negros com pouca opção de lazer.

Com equipamentos de proteção individual, os integrantes do grupo comunitário percorrem aglomerados de bairros desinfectando ruas, avenidas, vielas, becos e praças com produto à base de água sanitária. E pedem à população que fique em casa, mas, se por algum motivo precisar sair, use máscara.

Crédito: Ubiraci Santos. Santa Cruz, Salvador

A ação preventiva de combate à disseminação do novo coronavírus executada pelos jovens moradores é voluntária e carece de equipamentos de proteção individual e produtos de limpeza.

Basicamente, “precisamos de luvas, máscaras, óculos, água sanitária, sabão líquido, álcool em gel 70%. Fazemos essa ação solidária e social por amor à população e aos nossos familiares”, dizem os ativistas sociais Lucas Pereira e Flávio da Silva, integrantes do grupo de desinfecção comunitária.

A empreendedora e moradora da localidade do Areal, em Santa Cruz, conhecida como Dona Su, tem fornecido e mobilizado parceiros para aquisição de materiais de limpeza. Contudo, ainda é insuficiente quando comparado à quantidade de moradores a serem beneficiados pela inciativa. Por isso, o grupo conta com as doações de pessoas de boa vontade para potencializar o projeto de enfrentamento à pandemia.

Vale lembrar que a transmissão do coronavírus acontece através do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, além de objetos ou superfície contaminados.

Neste sentido, o Ministério da Saúde recomenda que “a pessoa deve se prevenir da Covid-19 lavando com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%; evitar tocar olhos, nariz, e boca com as mãos sujas. Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

O Ministério da Saúde orienta, ainda, manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; manter os ambientes limpos e ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal; utilizar máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido ao ir às ruas

Contato para doação de produtos de limpeza e equipamentos de proteção individual: (71) 99214-9311 (whatsapp).