Hortoterapia: suavizar a mente cuidando de plantas na pandemia

Já se sabe que esse hábito traz benefícios mentais dos mais diversos principalmente a pessoas com mais idade- Crédito: José Soares/ANF

Estamos desde 2020 lutando para sobreviver a pandemia da Covid-19, e muitas pessoas têm procurado estratégias para aliviar as tensões dos noticiários com tantas mortes, que vale ressaltar que já passam de mais de 500 mil mortes por todo país.

O uso de máscaras e o distanciamento social tem nos ajudado consideravelmente, mesmo sabendo que apenas a vacina ainda trará um efeito mais eficaz ao possível contágio e ou sintomas mais graves do coronavírus.  

Uma das alternativas mais escolhidas pelas pessoas das mais diversas classes sociais foi criar hortas e cuidar de plantas. Já se sabe que esse hábito traz benefícios mentais dos mais diversos principalmente a pessoas com mais idade.

As plantas começaram a tomar conta das áreas internas e externas das casas, apartamentos e de muitos outros espaços. Um vaso de plantas traz para o espaço mais beleza, harmonia e para além dos efeitos decorativos promovem bem-estar e no contexto atual se torna um grande artifício terapêutico.

Muitas pesquisas mostram o quanto é saudável cuidar de plantas. Pois evitam a depressão que é considerada um grande mal nesses períodos de isolamento social, melhora o humor e reduz os altos níveis de ansiedade. 

Os benefícios são tão grandes que universidades têm estudado essas práticas e avaliou-se melhorias significativas no hábito do cultivo de plantas por pessoas com algum tipo de sofrimento mental. Exemplo disso é a Universidade de Uberlândia (MG) que tem realizado o que chamam de Hortoterapia.

Cuidar de plantas ou pequenas hortas pode ser considerado um momento de meditação, uma válvula de escape. Termos como “Os loucos das plantas” já estão sendo usados para os que se permitiram mergulhar no cultivo das plantas.

Já dizem por aí que tudo começa com uma pequena muda e de repente tudo muda… Esse trocadilho faz referência a possibilidade de em poucos meses os espaços da casa estarem repletos de muitas espécies de plantas. 

Experimente!!! 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas