Da África para o Circuito Mestre Bimba, em Salvador

Crédito: Ubiraci Santos. Circuito Mestre Bimba, Salvador-Bahia

Nos últimos dias do carnaval 2020 entidades carnavalescas surpreendem foliões com atrações especiais, confira.

Bloco Phillosofia do Reggae, (ritmo criado pelo saudoso Bob Marley), em seu quinto ano de desfile, a cantora e diretora do bloco, Gabby Santana e convidados irão espalhar paz e alegria para todos os foliões, na tarde de segunda-feira de carnaval (24), concentração às 15h, no final de linha do Circuito Mestre Bimba, Nordeste de Amaralina, em Salvador.

O bloco contará com a participação especial da cantora e compositora nigeriana Okwei Odili.

De acordo com o Portal da Agenda Cultural do Estado da Bahia, “a nigeriana faz uma homenagem ao passado e presente histórico da música negra, com os estilos afrobeat, hip-hop, soul, reggae e de raízes africanas“.

Bloco Elite, com direção do compositor e interprete Jamoliva, Tote Gira, Ivan, Tonzinho e Geraldo prometem alegrar centenas de foliões, com a Banda “K ´Pranós“. A entidade carnavalesca se apresenta no Circuito Mestre Bimba terça-feira (25), com concentração às 16h no final de linha do Nordeste de Amaralina.

Já o Bloco Afro Arte Kizumba, tendo à frente e líder comunitária e professora Gisélia Santos, junto com uma equipe competente, objetivam arrastar uma multidão no Circuito Mestre Bimba, a partir do repertório musical de reflexão e empoderamento da população negra. O desfile acontece domingo (23) a partir das 20h, final de linha do Nordeste de Amaralina.

Bloco Sei Lá Yes, fundado em 2013 pelo coreógrafo e artista plástico Tazo, levará para o circuito a questão social do feminicídio e vai fará homenagem a Santa Irma Dulce.

A coordenação do bloco também promete com a venda dos abadás doar 30% do montante (alimentos) para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Segundo Tazo, “para os duzentos e cinquenta associados (com o abadá), após o desfile será servida uma deliciosa feijoada do Restaurante e Bar Quintal do Sei Lá”. O bloco desfila no Circuito Mestre Bimba, às 15h de segunda-feira (24), concentração no Sítio Caruano, Nordeste de Amaralina.

Bloco As Pagodeiras, instituído na década de 1990 como entidade carnavalesca de partido alto, arrastão e travestido que desfilava nos circuitos tradicionais de Salvador.

O presidente do bloco, que tem cerca de 500 associados, Hugo Nunes, disse que “a partir do reconhecimento do Circuito Mestre Bimba, a direção da instituição (sem fins lucrativos) abriu mão de desfilar no centro de Salvador para participar no nosso circuito, hoje ao ritmo do samba, atração convidada é o Grupo Bambeia“.

As Pagodeiras desfilam hoje (23), concentração às 15h no Sítio Caruano, Nordeste de Amaralina.

O Bloco Você Bebeu!, Desfila no último dia de folia (25) e traz como atração o grupo Samba Comunidade. Concentração às 13h no final de linha do Nordeste de Amaralina.

O carnaval no Nordeste de Amaralina é coordenado pela Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (Abcn) e a Associação de Blocos Carnavalescos Circuito Mestre Bimba (Bina), ambas sem fins lucrativos.

Mais informação, assista ao vídeo: