Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil oferece cursos de comunicação

Crédito: Divulgação

O Projeto Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil, é um curso de formação cidadã través da “Cultura Maker”, que oferece aos adolescentes e jovens, com idades entre 12 e 22 anos, aulas de Edição de Áudio e Vídeo, Jornalismo e Língua Portuguesa.

O objetivo é fomentar a participação ativa da juventude na vida cidadã, e a iniciativa é promovida por 5 Organizações da Sociedade Civil, localizadas em cinco bairros de Camaçari-Bahia, com apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e financiamento público, do Ministério Público do Trabalho.

Durante a formação, além de aprenderem conteúdos técnicos e aprofundarem no domínio da nossa língua, os educandos são conduzidos a refletirem conteúdos relacionados ao Direitos Humanos e seus desdobramentos.

As aulas são planejadas sempre no sentido de promover uma reflexão mais aprofundada sobre os direitos e deveres das juventudes, os mecanismos e instituições democráticas que devem assegurar o acesso à políticas públicas, a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Projeto Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil objetiva formar 300 educandos que possam atuar, diretamente, numa transformação social que garante mais acesso aos direitos e mais respeito à cidadania de todas e todos.

Os encontros acontecem 2 vezes por semana, em horários oposto ao turno escolar (manhã e tarde), e tem como prerrogativa para participar, estar matriculado e frequentando o ensino regular ou ter concluído o ensino médio.

O Cidadania é realizado em cinco localidades de Camaçari, através das organizações sociais parceiras: Associação Paulo Tonucci, que fica localizada no bairro do Alto da Cruz; na Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro do Gravatá – gleba B; outra unidade fica na Creche Comunitária do Parque Florestal, no bairro de mesmo nome; também tem uma unidade no distrito de Parafuso, na Creche Comunitária de Parafuso e, a 5ª unidade funciona na orla da cidade, em Vila do Abrantes, na Creche Comunitária Esperança da Estiva, na comunidade de Estiva Buris de Abrantes.

As inscrições seguirão abertas durante todo mês de março/2023. Os interessados devem procurar umas das cinco instituições para efetivar sua matrícula e iniciar o curso.