27 de Novembro. Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Brasil terá 625 mil novos casos entre 2020 e 2022- Crédito: Divulgação

Instituído pela portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, Dia Nacional de Combate ao Câncer objetiva alertar a sociedade sobre a prevenção, tratamento precoce da enfermidade e cuidados.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lança a campanha “Câncer de intestino: o que você precisa saber”.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, 2018 revelaram que “o câncer foi à segunda causa de morte no mundo, onde cerca de 9,6 milhões de pessoas foram a óbitos. Ou seja, uma pessoa em cada seis mortes foi acometida pela doença”.

Riscos comportamentais e alimentares corroboraram para um terço das mortes por câncer, neste contexto, indivíduo com hábito de “baixo consumo de frutas e vegetais, alto índice de massa corporal, por não realiza atividade física e uso de álcool e tabaco são fatores determinantes para aquisição da doença” completa a OPAS/OMS.

Segundo o Inca, há mais de “100 diferentes tipos de cânceres que têm em comum, o crescimento desordenado de células que invadem tecidos adjacentes do corpo e se espalham rapidamente para outros órgãos e tendem a formar tumores no organismo”.

Vale ressaltar que o tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde por força da Lei nº 13.896/19, estabelece que os “exames relacionados aos diagnósticos de câncer sejam realizados no prazo de trinta dias”, portanto, cabe ao paciente e familiar exigirem o cumprimento do direito.

Visita periódica a unidade básica de saúde em seu bairro faz necessária, com finalidade de realizar testes para rastreamento de alguns tipos de câncer, seja no estômago, pulmão, próstata, mama, colo do útero, fígado e intestino.

Sintomas do câncer no intestino são relacionados a sangue nas fezes, prisão de ventre, diarreia, dor na região do abdome, perda de peso repentina, cansaço, anemia e fraqueza.

Hospitais habilitados na capital baiana no atendimento a pessoa em situação de câncer são: Hospital Aristides Maltez, Centro Estadual de Oncologia/Cican, Hospital Martagão Gesteira, Hospital Professor Edgard Santos na Universidade Federal da Bahia, Hospital São Rafael, Hospital Santa Izabel e Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce.

Interessados em conhecer mais sobre a campanha de prevenção ao câncer de intestino lançada no dia, 25, que ocorreu durante o seminário, acessar o canal do Inca no Youtube.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas