Turismo no Busão da Cultura em Madureira

Madureira
Crédito: Guiadas Urbanas

Texto de Aloisio Villar

Crédito: Guiadas Urbanas

Nesse mês de novembro, uma grande novidade cultural começou a percorrer as ruas de Madureira. É o ônibus da cultura transportando o projeto “Verão verde”. Um ônibus elétrico, sem emissão de poluentes, que circula pelas ruas de Madureira, Zona Norte do Rio, contando a sua história.

O ônibus sai a cada uma hora e meia, entre 10h e 17h nos finais de semana, partindo da Arena Carioca Fernando Torres (Portão 4 do Parque de Madureira) em uma viagem que dura cerca de cinquenta minutos. É uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de participar de algumas dessas viagens por estar na organização de suas saídas.

A viagem é uma oportunidade única de conhecer a história de um dos bairros mais importantes da cidade, coração do subúrbio carioca. Oportunidade não só para uma pessoa de fora de Madureira, mas também para o próprio morador. O ônibus passa por locais que mesmo quem é nascido e criado no bairro, e que passa todos os dias pela frente dos locais, não tem a noção da importância história, é o caso das ruínas da casa onde morou Paulo da Portela.

Conhecendo mais sobre o tour em Madureira

Paulo da Portela, aliás, é a grande estrela do tour. Várias vezes a grande persona de Madureira é citada. Passamos por uma viagem no tempo onde conhecemos mais da vida e obra de personalidades como Paulo, Natal e Zaquia Jorge, além da história do jongo, igrejas, monumentos, escolas de samba misturadas em um bairro tradicional e moderno que pulsa ritmo, musicalidade e vida em suas barraquinhas e mesas espalhadas pelas ruas. Madureira é charme, funk, samba e não dorme fervendo a cada rua desvendada pelo ônibus.

O ônibus ficará a disposição de todos os cariocas e turistas até janeiro. Para garantir o seu ingresso, clique aqui. Também é possível se inscrever no local de embarque, dependendo das passagens disponíveis.

O projeto integra as iniciativas do Zona de Cultura Madureira, que prevê investimentos para a criação de um calendário cultural anual para o bairro. O melhor de tudo é que a viagem é gratuita. Conhecendo a história, daremos ainda mais valor ao presente.

Você já leu a matéria sobre o crescimento da migração brasileira para a Itália? Clique aqui para ler.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas