Universidade Federal de Pernambuco ofereceu aos governos federal e estadual equipamentos para armazenar vacina contra Covid-19

Equipamento são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)- Crédito: UFPE/Reprodução

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofereceu ajuda aos governos federal e estadual para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

No comunicado, a universidade deixa a disposição oito ultrafreezers de 728 litros, com controle remoto da variação de temperatura de até -80°C, além de dez câmaras frias de 572 litros para acondicionamento de vacinas que demandam armazenamento entre 2°C e 8°C.

Todos equipamentos são capazes de receber cerca de um milhão de doses de imunizante contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) certificou a aparelhagem.

O reitor da universidade também disponibilizou o espaço para visitas, agendas, grupos de trabalho e reuniões que sejam necessárias para integrar a instituição.

Além disso, está sendo cedido o prédio onde fica o Laboratório de Campanha de Diagnóstico da Covid-19, no Campus da UFPE, onde “há salas apropriadas e disponíveis que poderão receber, no total, 22 ultrafreezers, com condições adequadas de biossegurança, bem como climatizadores, estabilizadores e gerador de energia”, trecho do comunicado.

Combate a Covid-19

No combate ao enfrentamento a pandemia da Covid-19, já foram realizados mais de 64 mil testes diagnósticos do tipo RT-PCR realizados pelo Laboratório de Campanha da Covid-19 para 128 cidades pernambucanas.

Em breve será disponibilizada mais uma sala de vacinação na UFPE, além da que existe no Hospital das Clínicas (HC).

De acordo com a reitoria da universidade, o quadro especializado da instituição também está a disposição do Ministério da Saúde e do governo de Pernambuco, para reforçar as ações de combate a pandemia e confirmando assim o compromisso com a saúde pública e com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais: Pernambuco determina protocolo de saúde para eventos sociais