Filme baiano “Cores e Flores para Tita” será exibido no Canal Brasil em celebração ao mês da Visibilidade Trans

A transmissão faz parte de uma iniciativa do Canal Brasil, que homenageia o mês da Visibilidade Trans- Crédito: Reprodução Redes Sociais

Em homenagem o mês da Visibilidade Trans, o Canal Brasil irá exibir na próxima quinta-feira (14), o longa-metragem Cores e Flores para Tita, às 19h com reapresentação, na terça-feira (26), às 11h30.

O longa-metragem é uma realização da Modupé Produtora, que foi rodado inicialmente em 2017, data que marcou os quarenta anos do falecimento de Tita, com a direção de Susan Kalik.

O documentário conta a história de Renato Tita, um jovem trans, suicidado aos 15 anos de idade, na década de 70, no interior do Paraná.

A primeira homenagem veio de Adeloyá Ojú Bará, foto-ativista e sobrinha de Renato, que traz a memória do tio através de uma exposição fotográfico em reconhecimento a sua expressão de gênero transmasculina, que lhe foi negada, causando diversas violências que o levaram a encerrar a sua própria vida.

Susan Kalik conversou com mulheres trans/travestis e homens trans, de diferentes idades e vivências, para saber sobre suas vitórias, resistências e principalmente, seu amor e a coragem de lutar para serem quem são. O resultado dessa troca resultou no filme.

O documentário já ganhou prêmio de Melhor Roteiro na Mostra SESC de Cinema Bahia, e prêmio de Licenciamento nacional, sendo exibido nas Salas de Cinema do SESC, por dois anos.

A produção foi desenvolvida de forma independente, com recursos próprios e apoio de parceiros e amigos.