Consórcio Nordeste deseja criar Observatório Nacional para a mutação da Covid-19

Um caso da mutação é investigado por um hospital particular, em Salvador- Crédito: Fernando Vivas/Governo da Bahia

Os estados que fazem parte do Consórcio Nordeste encaminharam ao Ministério da Saúde solicitação para criar um Observatório Nacional para a mutação do novo coronavírus. A solicitação foi feita via o Comitê Cientifico do Consórcio.

O presidente do Consórcio, Wellington Dias (Piauí), fez o envio do ofício com o pedido ao Ministério da Saúde para que se constitua um observatório dos casos de mutações e assim acompanhar os casos na esfera municipal, estadual e federal.

Um caso da mutação é investigado por um hospital particular em Salvador.

Segundo o subsecretário do consórcio, Thiago Campos, a iniciativa para criar o observatório é para que seja possível agir para inibir a capacidade de contágio da Covid-19.

“Estamos apreensivo com as mutações. lembra que o vírus tem essa característica de ao se relacionar com qualquer outro corpo fazer mutações. Mas mutações que ampliem a sua capacidade de contágio, que permitam que essa curva de contágio se descontrole ao ponte de sobrecarregar o sistema de saúde é preocupante”, explica Thiago Campos, subsecretário do Consórcio Nordeste, em entrevista rádio Nova Brasil FM.

O pedido foi aprovado pelo Consórcio Nordeste e o Fórum Nacional dos Governadores para o tema da vacinação, em seguida enviado ao Ministério da Saúde.

Reunião com governadores

Nesta terça-feira (12), está prevista uma reunião entre os governadores do nordeste para discutir estratégias de vacinação contra a Covid-19 nos estados.

A reunião será através de videoconferência.

Alguns estados do nordeste já apresentaram suas estruturas para iniciar a vacinação assim que as vacinas chegarem nas unidades.

Outros estados já estão fazendo acordos com laboratórios para comprar lotes de vacina e ampliar o número de pessoas que serão vacinadas na primeira, que atenderá os que fazem parte dos grupos de risco.