Morador grava vídeo protestando sobre abordagem policial nas favelas

“Quem deu a ordem pra entrar em residências com chave mestra?- Crédito: André Gomes de Melo/Gerj

Thiago Firmino, irmão da vítima, publicou nesta segunda-feira (11), o vídeo com o relato de Tandy Firmino, repórter fotográfico, sobre a ação de policiais na Favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro.

De acordo com a publicação, a operação da Policia Militar começou as seis da manhã com invasão de várias casas usando chave mestra ou através de pontapés nas portas.

No vídeo Tandy, descreve que os policiais arrebentaram a porta de sua casa enquanto ele dormia, e em seguida foi abordado com fuzis e questionado sobre o que fazia ao verem materiais de fotografia em sua casa. “Quem vai pagar o prejuízo? O estado vai fazer isso? Além do susto, isso é muito esculacho pra um morador, eu tenho meu trabalho, estou de férias, fui abordado dentro de casa e ainda saí como errado como se não tivesse escutado”, protesta.

As imagens mostram o cenário do ocorrido, a porta com sinais de arrombamento e a filha aos prantos após a ação policial. “Infelizmente é rotina, a gente não tem nenhum tipo de direito morando em favela…é uma realidade cruel dentro das favelas, ser tratado como lixo, ser abordado dentro de casa com um fuzil na cara, ter seu imóvel violado… é uma sensação que eu não desejo pra ninguém….não tem que ser dessa forma, ser tratado como bandido dentro de casa”, desabafa Tandy.

Thiago, o autor da publicação e irmão do morador questionou o modo em que a ação foi realizada, bem como se em bairros nobres isso também é uma rotina e publicou em seguida ao vídeo o artigo 5º, inciso XI da lei nº 13.105, de 2015, da Constituição Federal  que faz a seguinte determinação: “A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

“Quem deu a ordem pra entrar em residências com chave mestra? Qual comandante que autoriza esse tipo de invasão?… Absurdo!!! Acordado com fuzil na cara e com pessoas dentro da sua residência. Ou morre de Covid ou de tiro”, questiona Thiago.