Salvador: moradores de Santa Cruz pintam rua “Rumo ao Hexa no Qatar”

Crédito: Ubiraci Santos/ANF.

Encantados pela Copa do Mundo no Qatar, moradores da comunidade da Santa Cruz, na capital baiana, iniciaram na última terça-feira (22) o processo de decoração em uma das ruas do bairro para torcerem pela vitória da Seleção Brasileira contra Sérvia.

Segundo o artista plástico, Evandro Marinho, 45, morador na localidade, comentou que “cerca de 20 moradores se reuniram para enfeitar a rua com bandeirolas, pintura temática e limpeza do local”. Evandro ainda lembrou que “desde a Copa de 1990 foi desafiado pela comunidade a reproduzir na rua a pintura do mascote daquele ano. De lá para cá se transformou em tradição em ano de Copa do Mundo”.

Evandro Marinho, ao aceitar o desafio de pintar o mascote da Copa do Mundo de 1990, não parou mais. Crédito: Ubiraci Santos/ANF.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Outdoor Social Inteligência Persona Favela “Copa do Mundo 2022”, a iniciativa de pintar e enfeitar ruas representa um indicativo de “sorte para 34% dos entrevistados, contudo, a falta de dinheiro impede que 23% do público não realize a decoração de suas ruas e 23% não faz por falta de tempo”.

Quanto às comidas, o estudo apontou que “79% dos entrevistados optam pelos pré-cozidos, como batata-frita, coxinha, kibe, enquanto 31% preferem a pipoca. Para o churrasco, a compra de linguiça foi consenso entre os participantes da pesquisa, e 77% concordaram na aquisição da carne bovina”.

Neste requisito, Evandro diz que “ganhando ou perdendo, o churrasco coletivo na rua é certo de acontecer durante os jogos da Seleção Brasileira”.

A pesquisa Outdoor Social Inteligência Persona Favela “Copa do Mundo 2022” objetivou “conhecer as expectativas das maiores comunidades do Brasil, revelou que para 80% dos moradores a Seleção Brasileira será campeã da edição do Qatar e os jovens, de 18 a 24 anos, são os mais otimistas (88%)”.

Visão panorâmica da decoração de uma das ruas realizada por moradores, no bairro da Santa Cruz, em Salvador. Crédito: Ubiraci Santos/ANF.

A Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira, 24. Acesse a tabela completa dos jogos da Copa do Mundo no Qatar 2022.

O mascote da Copa do Mundo 2022 chama-se “La`eeb” que significa jogador habilidoso em Árabe.

Mais informação sobre pintura de rua sobre a temática da Copa do Mundo no Qtar entrar em contato através do número: (71) 98779-6340 (Evandro Marinho).