Raízes: Rapper soteropolitano lança clipe retratando a realidade da favela

Foto: produção do clipe Raízes, rapper ZW / Crédito: Pedro Nepomuceno

Muitos jovens das favelas brasileiras tentam através da música melhorar de vida, mas muitos desistem de realizar o sonho devido as dificuldades do cenário musical.

Na capital baiana isso não é diferente, porém Iago Victor França dos Santos Soares, 23 anos, Rapper, conhecido como ZW, morador de Pirajá, periferia de Salvador, mostra que quando se tem determinação, as possibilidades de conquistar um sonho é possível.

No último domingo, 11, entre um misto de emoção, alegria e realização, ZW, lançou o clipe “Raízes”. O evento, que também foi comemorado o aniversario do artista, reuniu amigos e familiares.

Iago Victor diz que o lançamento do clipe é um momento crucial na carreira, pois já está na música há quatro anos e por isso houve muita dedicação e luta para que o projeto fosse realizado. “Estou me dedicando a isso já têm aproximadamente quatro anos. Me joguei de verdade na música, e Raízes está chegando como uma forma de transição musical, porque está diferente de tudo que eu já fiz. Estou depositando tudo de mim nesse projeto”, afirma.

Foto: lançamento do clipe Raízes / Crédito: Flávio Rosário

ZW explica que a música e o clipe têm um peso importante para as favelas, pois mesmo vivendo nas comunidades carentes as pessoas podem realizar os próprios sonhos.

“A gente por ser de comunidade mais carentes as vezes não tem a direção correta do que deve seguir. Infelizmente o sistema não ajuda, porém com essa música trago isso que a gente, sim, pode ser o que quisermos. Com fé, esperança e determinação podemos correr atrás dos nossos sonhos.  A gente pode conseguir mudar de vida de onde viemos”, enfatiza.

O que levou a ZW a se inspirar e criar a música e o clipe são os acontecimentos do dia a dia, como desemprego, saúde precária, educação caótica, violência crescente, tudo isso acontecendo nas comunidades. Além da falta de cuidado que o governo não tem com o povo.

Foto: rapper Iago Victor França dos Santos Soares, conhecido como ZW / Crédito: Flávio Rosário

“Observando tudo isso em televisão e jornal criou em mim uma certa angústia de tudo isso que a gente está vivendo. Então, eu decidir desabafar na música. Eu quero ver o nosso povo fortificado, lutando, indo em busca dos objetivos, sendo valorizado por isso. Temos que ser fortes cada vez mais, é por isso que trago essa ideia de Raízes, pois merecemos o melhor”, pontua.

O jovem faz questão de falar que o vídeo clipe foi um sonho realizado e feito com muita luta.

“Tudo foi feito no bairro de Pirajá. Foi a realização de um sonho. Foi muito trabalhoso, com muita luta e correria para transformar esse sonho em realidade. A gente passou três meses gravando e tudo em dias diferentes, porque Pedro (o diretor do filme), também trabalhava com outras coisas, então às vezes o meu horário não coincidia com o dele”, esclarece.

O ZW manda uma mensagem para aquelas pessoas que estão sem coragem de lutar pelos próprios sonhos. “Temos que correr atrás dos sonhos mesmo, porque é isso que Raízes traz para a gente. Raízes significa isso: correr atrás dos sonhos, se fortificar não esquecer de onde você veio, é ter humildade e pés no chão sempre é isso que a mensagem que Raízes traz”.

Foto: produção do clipe Raízes, rapper ZW / Crédito: Pedro Nepomuceno

Apoio

E toda a essa luta teve apoio de amigos e familiares, principalmente da mãe do jovem, Roseane França dos Santos 40 anos. Ela conta que o filho é humilde e determinado, por isso realizou esse sonho.

“Iago me representa muito, pois além de filho, é um amigo. Eu sempre digo a ele para manter a humildade acima de qualquer coisa e que ele nunca perca a essência. É muito gratificante vê-lo completar 23 anos e ainda realizar o sonho de lançar um clipe. Eu agradeço a Deus todos os dias por isso”, fala emocionada.

Ela destaca que o filho é focado nos objetivos e sente um grande orgulho por ele lançar o clipe.

“Ele é um menino determinado. Quando foca em alguma coisa, ele vai em busca, com muita determinação. Não tenho nem palavras para dizer o quanto me orgulho dele, porque hoje em dia a gente vê jovens se envolvendo com drogas, porém Iago está trilhando um caminho diferente. Um caminho da paz, da alegria e do sucesso. Eu agradeço mesmo por ele ser esse menino assim de ouro para mim. É um exemplo a ser seguido”, fala alegremente.

E por falar em ser exemplo, o amigo e adversário na batalha de rap, Edson dos Santos Junior, 23 anos, conhecido como Morenox Mc, diz que ZW é uma referência musical para todos do bairro.

Foto: batalha de rap entre Edson dos Santos Junior, o Morenox Mc, e ZW / Crédito: Flávio Rosário

“É incrível fazer parte desse lançamento do clipe. ZW é uma inspiração. Para falar a verdade ele é o diferencial de tudo que a gente já conheceu. Ele tem as dificuldades da vida, mas não deixou isso parar os objetivos, pois teve um sonho e seguiu em frente. Ele falou: ‘é isso que eu quero, é isso que eu vou fazer’. Ele é uma inspiração para todos nós”, afirmou.

Além da mãe e de amigos, ZW, teve ajuda do jovem Pedro Nepomuceno, 30 anos, na direção do clipe. Ele que é morador da comunidade e formado em cinema, vem produzindo artistas independentes com intuito de fomentar a cultura do bairro e trazer visibilidade para os artistas e também fazer com que eles tenham motivação para produzir.

Nepomuceno diz que o clipe tem várias importâncias, como na vida pessoal, na questão cultural e social, além da visibilidade da própria comunidade de Pirajá.

“Existem várias importâncias na realização desse projeto, como pessoal, cultural e social e visibilidade para comunidade de Pirajá. Mostramos que o bairro não só tem violência, criminalidade, mas também tem aquela cultura que transita entre todos os ritmos e estilos”, diz e completa: “Aqui têm artistas de rap, grafiteiros, mc’s, beatmakers, produtores. Então é uma maneira de ajudar a mostrar o meu trabalho para as pessoas e ajudar a ZW também”, finaliza.

O clipe e a música já estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Abaixo o clipe Raízes:

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticia