Projeto social em Salvador recebe doações

Instituto Entre Aspas de Ação Comunitária, criado em 2007, é uma organização declarada sem fins lucrativos, localizado à rua: Paulo VI, s/n, Chapada do Rio Vermelho, em Salvador-Bahia, com ponto de referência, ao lado da Paróquia Cristo Redentor.

Crédito: Ubiraci Santos. Caniseta do Projeto Social autografada por Claudia Leitte

À frente da entidade, encontra-se o produtor cultural e líder comunitário, Gil De LeOnn, que tem como principal objetivo incluir crianças, adolescentes, pessoas idosas e demais interessados no mundo da arte.

A Instituição agrega dois projetos sociais: “Movimento Cultural Arte Cidadão (2018) e Bazar dos Artistas (2010)”, além disso, participa de campanhas em parceria com a“Ação da Cidadania Salvador”, do sociólogo e defensor dos direitos humanos, o saudoso Herbert de Sousa (Betinho). “Natal Sem Fome – A Fome não é Fake”; e “Carnaval Sem Fome”.

Crédito: Ubiraci Santos. Bazar comunitário.

O Instituto Entre Aspas é idealizador das campanhas de educação ambiental e de valorização da vida humana, “Pense Paz”; “Chapada e Cidadania”; “Chapada Limpa – Chapada Linda”.

Projetos culturais e artísticos que são realizados pela organização comunitária: aulas de violão, canto, coral, percussão, grafite, fitdance-change, ballet, teatro, capoeira, artesanato, arte plástica com reciclagem, arte com balões, pintura corporal. Ainda realiza feira de saúde, atendimento jurídico, psicológico e social de forma voluntária.

“O projeto é de grande importância para os jovens da comunidade, por ser de inclusão social, além disso, oferta atividades de percussão, pintura, grafite, dança e outros. Atitude como essa atrai a juventude para ação cidadã”, disse a moradora da Chapada do Rio Vermelho, Josenita Duarte, 48 anos.

Crédito: Ubiraci Santos. Sede provisória do instituto

A manutenção da organização social se dar pelo apoio da Paróquia Cristo Redentor, empresas de internet, gás de cozinha e uma funerária, assim como o recebimento de doações de livros, roupas, acessórios, alimentos oriundas de artistas e da própria comunidade.

“Atualmente, recebemos doações de artistas baianos, mas estamos abertos para aquisição de roupas, sapatos, acessórios de artistas de outros estados brasileiros. O Brechó Cidadão também é quem ajuda manter diariamente os projetos da instituição comunitária”, expressou Gil De LeOnn, presidente do Instituto Entre Aspas de Ação Comunitária, @chapadaarte.

Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Leo Santana, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Xanddy do Grupo Harmonia do Samba são algumas das celebridades que têm contribuído com o “Projeto Bazar dos Artistas”.

Anualmente, o “Instituto Entre Aspas premia com o título de Empresa Cidadã”, as organizações parceiras que corroboram para a transformação social da comunidade.

A meta da instituição é criar uma sala de leitura informatizada com brinquedoteca.

Para a colaboradora da instituição, Rilza Santos, 46 anos, moradora do bairro e mãe com criança inserida no projeto de música, relatou entusiasmada: “É a realização de um sonho para meu filho, João. Depois das atividades da escola ele pratica violão, inclusive já consegue tirar letras de músicas com auxílio do youtube. Em relação à instituição, ela traz confiança para a gente”.