Produção de perifa: Os Sonhos Literários das Periferias

A oficina “Produção de Perifa: Os Sonhos Literários das Periferias” surge com o objetivo de preencher uma lacuna de oportunidades formativas na área da literatura e produção cultural. Essa iniciativa busca qualificar pessoas periféricas, proporcionando-lhes conhecimentos, habilidades e recursos para que possam buscar financiamento para seus próprios projetos literários. O evento ocorrerá de 26 a 28 de março, das 18h às 21h, na Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes, localizada na Rua Raimundo Alves, 604, Cidade Doutor José Euclides Ferreira Gomes Junior, Sobral- Ceará.

Na ocasião, duas poetisas locais conduzirão a oficina, a saber, Layze Martins e Kieza Fran Nascimento. Layze é poetisa, slammer, produtora cultural, escritora, educadora popular, bordadeira e estudante de licenciatura em música pela Universidade Federal do Ceará. Kieza Fran Nascimento é natural de Sobral, CE, é uma poetisa e produtora cultural atuante desde 2015. Reconhecida na cena slam cearense, co-fundou o Slam da Quentura e a rede Slam Ceará, na qual é uma das coordenadoras, junto ao Coletivo Fora da Métrica e idealizadora do Produção de Perifa.

As inscrições podem ser realizadas em: https://forms.gle/MQpWmUF6ztZL8ohh8. A oficina terá Carga horária de 10h e tem como público principal jovens de 16 a 29 anos, preferencialmente residentes nas periferias de Sobral.

Este projeto foi aprovado na Convocatória Bece de Programação Cultural – 2023/2024. A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Vale ressaltar que esta é a primeira vez que uma ação da BECE ocorre na Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes, primeira biblioteca comunitária de Sobral/CE e que recentemente começou a integrar o Sistema Estadual de Biblioteca Públicas do Ceará. É importante destacar a relevância da interiorização e descentralização das ações, principalmente as formativas, do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Ceará. Que isso siga por várias e várias ações!

Esta ação também marca a primeira formação do Produção de Perifa, projeto formativo para pessoas periféricas, a contar com parceria do Estado para realização de suas ações. Seguimos acreditando na potência dos nossos corres traçando caminhos para uma educação cultural popular que seja feita por nós, para nós e com a gente!

Saiba mais em:

instagram.com/producaodeperifa

instagram.com/bibliotecacomunadalbertomendes

*Texto escrito integralmente por Kieza Fran Nascimento