Morre Dom Pedro Casaldáliga, o amigo dos índios e dos pobres

D. Pedro Casaldáliga em São Félix do Ararguaia - Foto Água Boa News

Ao fim de penosa internação, morreu na manhã deste sábado, 8, aos 92 anos, Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso. Ele estava num um hospital de Batatais, São Paulo, com insuficiência respiratória.

A notícia da morte foi comunicada em nota oficial: “A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste dia 08 de agosto de 2020 às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil.

O velório acontecerá em três locais:

1 – Em Batatais – SP

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil.

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo.

3 – Em São Félix do Araguaia – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.

SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA.”

Dom Pedro Casaldáliga sofria de Mal de Parkinson e seu estado foi agravado por complicações respiratórias que o levaram ao hospital em São Feliz do Araguaia há cerca de uma semana. De lá foi transferido para Batatais de avião ao cust de quase R$ 40 mil rateados pelas três entidades religiosas a que era ligado e por contribuições que recolheram entre amigos e fieis.

Natural da Catalunha, Dom Pedro Casaldáliga foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, que ocupou até 2005, e ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas em defesa de direitos dos povos indígenas e contra a violência dos conflitos agrários, bem como por suas posições políticas sempre contrárias à ditadura militar. Sempre esteve entre os mais combativos defensores dos pobres, como D. Hélder Câmara, de Recife, Dom Waldir Calheiros, de volta Redonda, Dom Adriano Hipólito, de Nova Iguaçu, e Dom Paulo Evaristo Arns, de São Paulo.

Num dos seus poemas sobre a morte, Dom Pedro Casaldáliga escreveu:

“Eu morrerei em pé, como as árvores

Me matarão em pé. O sol, testemunha maior, imprimirá seu lacre

sobre meu corpo duplamente ungido. De golpe, com a morte

se fará verdade a minha vida

Por fim, terei amado!”