Morador do Curuzu é destaque no curso da RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação

Jadson Nascimento dos Santos, 26 anos, morador do Curuzu, em Salvador, foi o estudante destaque da primeira edição do curso da RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação, sendo premiado com uma bolsa integral para o curso de jornalismo.

Crédito: Reprodução. No centro da imagem Jadson Nascimento, a sua direita seu pai (Agnaldo Santos) e a sua esquerda o jornalista Caco Barcellos.

O referido curso é uma realização da ANF- Agência de Notícias das Favelas que, nesta primeira edição, em Salvador, contou com as parcerias da COELBA e da FTC- Faculdade de Tecnologia e Ciências. Esta premiou o supracitado estudante com uma bolsa integral de estudo.

A cerimônia de premiação e certificação aconteceu no último domingo (16/06) e contou com as presenças de alunos do curso e famílias; de André Fernandes, diretor da ANF; representantes da FTC; da COELBA; ouvintes inscritos para a cerimônia e as participações especiais do jornalista Caco Barcellos (apresentador do programa Profissão Repórter) e da cantora baiana, Margareth Menezes (entrevistada da terceira edição do jornal A voz da Favela).

Caco Barcellos, falou das suas motivações diárias, experiências, responsabilidades e os desafios de trabalhar com reportagens investigativas, dentre elas, as que tiveram repercussões nacional e internacionalmente. Além disso, o renomado jornalista parabenizou aos comunicadores sociais formados pela ANF e todos envolvidos nesta realização.

Crédito: Reprodução. Jornalista Caco Barcellos e a cantora Margareth Menezes.

A cantora Margareth Menezes, por sua vez, elogiou o trabalho com foco na comunicação comunitária desenvolvido pela ANF, quanto à realização do curso da RACC em salvador, e desejou sucesso nos novos desafios, colocando-se a disposição para contribuir na medida do possível, felicitou os estudantes, toda equipe e parceiros envolvidos no processo.

No que tange, ao momento mais aguardado do evento, Jadson Nascimento foi anunciado como estudante destaque pelo Jornalista, Fundador e Diretor da ANF- Agência de Notícias das Favelas, André Fernandes, momento de muita emoção!

A premiação do jovem estudante foi fruto de muito empenho e dedicação nas atividades propostas pela ANF, no curso da RACC. Durante três meses, as aulas aconteceram aos sábados, na unidade da FTC. As aulas e palestras (com temáticas sobre o universo da comunicação e assuntos do cotidiano), abordadas por profissionais ligados à comunicação comunitária e movimentos sociais, foram preponderantes para a formação dos jovens.

Outro fator relevante é que nessa primeira etapa do curso em Salvador tivemos 165 inscritos; mais de 80 favelas representadas; 25 comunicadores selecionados; e 23 novos colaboradores concluíram o curso e se juntam a rede de colaboradores da ANF distribuídos em todo país.

Crédito: André Leandro. Estudantes da RACC, Equipe ANF e o jornalista Caco Barcellos

É importante salientar também que, muito em breve, uma nova turma será iniciada e novos colaboradores chegarão pra ampliar a rede de comunicadores com o objetivo de democratização da comunicação.

Vida longa a comunicação comunitária!

Artigo anteriorWitzel é a encarnação do mal
Próximo artigoAtrações a partir de R$ 10 neste feriadão
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.