MC Martina, multiartista do Complexo do Alemão lança seu primeiro livro

Nunca foi sorte, sempre foi poesia. (Foto: Divulgação).

No dia 11 de setembro às 10 horas no Cine Carioca Nova Brasília – Complexo do Alemão ocorrerá o lançamento do primeiro livro da rapper MC Martina, intitulado “Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Poesia”.

A obra é uma viagem de resgate a ancestralidade viva no cotidiano periférico e que busca construir a cada poesia o conceito do invisível, proposto pela autora como manifestação do banzo invisível presente na realidade da juventude preta e periférica, não como algo que se vê ou toca, mas como algo que se sente. Ao longo de suas poesias Martina aborda questões como banzo, autoestima, memória afetiva, pandemia e as vivências de uma mulher preta dentro de um dos maiores conjuntos de favelas do mundo, o Complexo do Alemão.

A Opinião do poeta Sérgio Vaz sobre a obra: “Quando o livro chegou em minhas mãos parecia uma carta à humanidade. Versos que mais parecem decretos “nunca foi sorte, sempre foi poesia” é um livro que nos leva para os becos e vielas da alma de Martina. Ela dispara versos sem se preocupar com rimas perdidas. Ela não erra, acerta bem no meio dos nossos corações.”

Além do lançamento do livro, na mesma data também acontecerá à estreia do curta “Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Poesia”, uma poesia audiovisual que nasce da necessidade de resgatar a memória das raízes de Martina e também é uma singela homenagem a sua avó, Dona Geralda Martina, a matriarca de uma geração de mulheres pretas moradoras do Complexo do Alemão

Diretamente do Complexo do Alemão (RJ), a rapper, poeta e produtora MC Martina já vem deixando sua marca na cena cultural do país há alguns anos. É idealizadora do Slam Laje, a primeira batalha de poesia falada do Complexo do Alemão, e um dos slams pioneiros a serem realizados dentro de uma favela no Estado do Rio de Janeiro. É também uma das fundadoras da iniciativa cultural Poetas Favelados, que realiza ataques poéticos nos transportes e escolas públicas e, além disso, integra o Movimentos, grupo de jovens de favelas e periferias do Rio que acredita que uma nova política de drogas é possível.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas