MAR promove oficina infantil inspirada no Dia da Consciência Negra

Os pequenos e seus acompanhantes serão convidados a viajar no tempo para o Egito antigo. Foto: Divulgação.

Evento acontece neste sábado, dia 16, das 14h às 17h, com inscrições gratuitas e classificação livre

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Museu de Arte do Rio – MAR, recebe uma programação especial neste sábado, 16 de novembro. Das 14h às 17h, o museu promove a Oficina de Criação “Negra Nobreza – Nossa história não começa na diáspora”, destinada a crianças de 6 a 9 anos e seus responsáveis.

A partir da contação de histórias, os pequenos e seus acompanhantes serão convidados a viajar no tempo para o Egito antigo, com o objetivo de conhecer a cultura desta civilização e reconhecê-la como parte da trajetória do povo negro. Serão apresentadas músicas e narrativas que revelarão uma história iniciada antes da diáspora africana.

Para participar da oficina, é preciso se inscrever gratuitamente no site do MAR (museudeartedorio.org.br). A atividade será ministrada pelas educadoras Gabriela Cyrne e Rita Valentim e as vagas são limitadas.

 

O Museu de Arte do Rio – MAR

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, Grupo In Press e BNY Mellon, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.