Lançamento do documentário Voz Ecoa

Documentário será lançado em parceria com a PUC-Rio

Voz das Comunidades e PUC-Rio lançam documentário sobre meio ambiente na favela

Quem imagina que meio ambiente e sustentabilidade interessam a moradores de favelas? Nem ambientalistas. Só que diversos projetos ambientais já são realizadas em favelas cariocas. É o que mostra o documentário Voz Ecoa, que vai ser lançado dia 11 de maio, às 14h30, na Casa Voz, no Complexo do Alemão, no Rio. O lançamento é aberto e vai ter um bate papo com o Jornalista André Trigueiro.

 

parceria e temática

O documentário Voz Ecoa é uma parceria entre o Voz das Comunidades e a Empresa Júnior da PUC-Rio. Alunos de Comunicação Social e Cinema, que são estagiários na universidade procuraram a equipe do Voz para criação de um projeto audiovisual sobre pautas comunitárias. Após algumas reuniões, o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade foi sugerido pela coordenadora da equipe de colunistas do jornal, Gabi Coelho. Entre os encontros de todos que participaram do processo de construção do documentário, a PUC-Rio ficou com as gravações e todo trabalho de campo, e Gabi – representando o Voz das Comunidades – coordenou cada detalhe do projeto. O ECOMaré foi escolhido pra representar o quanto projetos de favelas são potentes e melhoram a realidade dos territórios em que elas estão localizadas.

A Jornalista Gabi Coelho, que coordena a produção, explica que os projetos ambientais apresentados no documentário têm feito a diferença para os moradores e para as favelas. “A gente já tinha incluído meio ambiente e sustentabilidade na pauta do Voz, através dos artigos de opinião. Chegamos a ter duas colunistas abordando essa temática, uma delas é a Juliana Oliveira, que realiza o projeto ECOMaré, de reciclagem de lixo no Complexo da Maré. Quando surgiu a oportunidade desta parceria com a Empresa Júnior da PUC, avaliei que seria oportuno abordar questões ambientais e mostrar que tem sustentabilidade sim nas favelas, que moradores de favelas também empreendem iniciativas sustentáveis nas favelas.”

Depois do lançamento na Casa Voz, o documentário vai ser exibido no Museu do Amanhã, em outras favelas cariocas e também de Belo Horizonte e São Paulo.

 

Lançamento do Documentário Voz Ecoa

Dia 11 de maio, às 14h30

Na Casa Voz – Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228 – Complexo do Alemão

Entrada franca

Contato para mais informações: Gabi Coelho (31) 99770-6094