Lançado guia para cobertura jornalística sobre o direito humano à alimentação adequada

"Alimentação em Pauta". Crédito: Idec

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou bate-papo para discutir desafios da cobertura jornalística no contexto científico da alimentação saudável e lançou “Guia Alimentação em Pauta”.

O documento pode ser acessado na plataforma virtual do Youtube, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Segundo o Idec “O documento traz discussões e caminhos para abordar temas como: transição nutricional e epidemiológica, obesidade, amamentação, agrotóxicos, agroecologia e indústria alimentícia, sempre de uma perspectiva coletiva. O Guia é voltado para os profissionais de comunicação que trabalham ou que têm interesse no assunto”.

“O Guia é dividido em sete capítulos, os dois primeiros deles, dar um panorama, discutindo alguns conceitos fundamentais para jornalistas, e trazem indicadores da alimentação e Sindemia Global”, demais capítulos abordam sobre doenças crônicas não transmissíveis, alimentação infantil, obesidade, agriculturas e indústria alimentícia, comenta uma das expositoras na webinar, Jéssica Ribeiro.

Ela inda informou que “o documento tem como base o Guia Alimentar para a População Brasileira [Editado pelo Ministério da Saúde, 2014], um material importante demais, é influência internacional para boas práticas alimentares”.

Vale ressaltar que “o direito à alimentação adequada se realiza quando todo homem, mulher e criança sozinha ou em comunidade, tem acesso físico e econômico, continuamente, a uma alimentação adequada ou aos meios necessários para a sua obtenção”, diz o Comentário Geral 12, artigo 11, do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC).

Portanto, “o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade como direito do cidadão e dever do Estado brasileiro de respeitar, proteger, promover e prover o direito humano à alimentação adequada” assegura o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Lei nº 11.346/2006.

O evento foi mediado pela diretora da Abraji, Katia Brembatti, e teve como expositores o jornalista e fundador da empresa de mídia “O Joio e O Trigo”, João Peres, da jornalista da revista Veja-Saúde, Thaís Manarini, da nutricionista em saúde pública, Laís Amaral e da analista de comunicação, Jéssica Ribeiro ambas do Idec.

Assista na íntegra o lançamento do “Guia Alimentação em Pauta”.