Feira marcou retomada de ações culturais na Praça da Riodades (Niterói)

Praça Riodades
Praça Riodades (Foto: Divulgação).

Durante muitos anos da Riodades, em Niterói, permaneceu sem atividades artísticas e culturais regulares. A região foi durante muito tempo marcada por assaltos e pelo esvaziamento das ruas. Por esta razão, um grupo de moradores e amigos da região vem fazendo esforços para retomar as ações culturais no local, trazendo uma nova vida para o local.

O principal ponto de encontro destas ações tem sido na Praça da Riodades, que atualmente conta com uma programação diária de atividades artísticas e esportivas: aulas de futebol, basquete, zumba, dentre outras. Moradores das comunidades do Pimba, da Bernardino, da Rua Proto Guerra, da Coronel Leôncio, dentre outras próximas têm participado ativamente das novas ações que movimentam a praça.

No último sábado, 18/06, a realização de uma feira na Praça da Riodades marcou e comemorou esta retomada. Segundo Alberto Lourenço, um dos responsáveis pelo evento, a  ideia é que o mesmo aconteça mensalmente, com artesanato, gastronomia e atrações culturais da Zona Norte da cidade.

A Feira Típica teve como atrações musicais Mayara Ylo e Vitor Dance. Jouber promoveu uma apresentação teatral homenageando a Escolinha do Professor Raimundo. O poeta cordelista Leo Salo também esteve presente com ação da campanha de doação de livros do Coletivo Experimentalismo Brabo.  Moradores participaram com barraquinhas de doces e salgados.

A perspectiva de poucas atrações culturais  não atinge apenas a região da Riodades, mas também a maior parte da Zona Norte de Niterói. Neste sentido, atores culturais do Fonseca, Engenhoca e outros bairros criaram a Rede Cultural da Zona Norte de Niterói, um dos apoiadores desta Feira Típica. A ideia é promover apresentações dos artistas nos próprios bairros onde moram, movimentando a cultura e a economia local.

A Feira Típica da Riodades é organizada pela Pró-Riodades e com o apoio da Rede Cultural da Zona Norte de Niterói, Viva Saúde, Danças Urbanas e do Coletivo Experimentalismo Brabo.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas