Favela Mundo oferece atividades culturais para crianças e jovens

A ONG Favela Mundo abriu inscrição para 700 vagas gratuitas de hip-hop, jazz, violão, musicalização infantil e teatro. As atividades são destinadas a crianças e jovens de 7 a 18 anos.

As aulas vão acontecer nas comunidades da Cidade de Deus, na Zona Oeste, e do Caju, na Zona Portuária. Caju: Ciep Henfil, rua Carlos Seidl, s/n. Cidade de Deus: Escola Municipal Joaquim Fontes, rua João Mafra, 85.

Para se inscrever, o responsável precisa comparecer a um dos polos da Favela de Segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com cópias da identidade e CPF. A única obrigatoriedade é estar matriculado em alguma instituição de ensino.

Fundada há 13 anos, a Favela Mundo é uma entidade comprometida com o desenvolvimento de crianças e jovens em áreas de vulnerabilidade social, através da cultura, e é a única do país com o reconhecimento da ONU como modelo de inclusão social nas grandes cidades.

Crianças se divertindo e aprendendo a tocar violão / Crédito: Raphael Pizzino

Para o fundador da ONG, Marcello Andriotti, tudo que as crianças e jovens precisam é de oportunidades, e os cursos gratuitos oferecem isso a eles.

“As crianças e jovens de nossas comunidades precisam de oportunidades de crescimento saudável e atividades no contraturno escolar. O contato com diversas formas de linguagens artísticas é muito importante para que cresçam sabendo se expressar, desenvolvam senso crítico e entendam a beleza que existe nas diferenças. A arte é uma ferramenta fundamental para que possam voltar a sonhar e o sonho é o início de tudo”.

O projeto Favela Mundo tem como patrocinadores: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Pallas Operadora, Smart Fit e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei do ISS.

A ONG Favela Mundo desenvolve atividades que ajudam a alcançar as seguintes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU:  4, 5, 8, 10, 16.