Ex-bbb Rodrigo França presencia abordagem policial “Hiperviolenta” em Salvador e aciona advogado

Reprodução/Instagram

O ator e ex-participante do Big Brother Brasil, reality show transmitido pela emissora Rede Globo, está em Salvador, a cidade com a maior população negra do país (aproximadamente 80%) e acaba de presenciar uma ação “violenta” contra dois jovens negros.

Segundo Rodrigo, ele e sua equipe estavam indo almoçar no bairro Santo Antônio Além do Carmo quando perceberam que dois jovens negros eram “fortemente revistados de uma maneira truculenta pela polícia militar”.

“O policial alegou que foi desrespeitado pelo jovem de 19 anos, o Vanderson, [e] chamou [a] viatura. A gente tá aqui na delegacia perto da igreja universal [Central de Flagrantes, na avenida Tancredo Neves], já acionamos advogados, porque são 15 policiais contra um jovem”, desabafa Rodrigo.

Rodrigo França, que também é filósofo e cientista social, explica que quando viu os jovens sendo abordados de forma “hiperviolenta, sem flagrantes e com a justificativa [por parte dos policiais] de fundada suspeita (quando o policial parte do pressuposto que o indivíduo pode estar com arma proibida, objetos ou papéis que constituam corpo de delito) decidiu aguardar e acompanhar de perto a abordagem.

As informações são de que os garotos (ainda não identificados) estavam sujos de tinta e próximos a um espaço que estava sendo pintado.

Rodrigo também foi impedido de acompanhar um dos garotos, que foi levado à delegacia e mantido em cárcere, no entanto afirma ter chegado ao local logo em seguida junto com sua equipe de teatro. “A gente tá aqui esperando uma solução mais rápida possível, porque ele é inocente.

Eu acompanhei, têm vídeos meus no meu story. Eu acompanhei do lado, eu vi que esse menino não desacatou em nenhum momento o policial. Pelo contrário, os polícias foram muito violentos com os dois, muito violentos, encerra em apelo.

O advogado acionado informou que Vanderson, o garoto levado à delegacia e mantido preso, foi agredido dentro da viatura.