Evento cultural comemora 3ª lavagem da Fonte da Caixa em Vila de Abrantes

Crédito: Marcos Anunciação

Sendo a água um elemento natural e sagrado da natureza é um símbolo
importante da integração, conservação e preservação da vida no planeta. Sem água não existe vida, energia ou força vital.

A água da Fonte da Caixa uniu etnias, culturas, economias, vidas,
religiosidades, saberes, conhecimentos e entretenimentos, motivando crianças e adultos a viverem em seus entornos.

Sua cultura demarcou o início da civilização indígena, europeia e africana estabelecendo um marco civilizatório, transformado em via de conservação, preservação e promoção.

Dessa origem desenvolveu a economia, a cultura, integração e sustentabilidade, levando em conta o lúdico, a história, a memória, a cidadania, autoestima, conhecimentos de crianças, jovens, adultos e idosos, que refazem o caminho civilizatório de Camaçari, Bahia e Brasil.

Importante momento para reflexão da cultura, uma vez que se vive a Década da Afrodescendência e a aprovação do Estatuto Municipal da Igualdade Racial, que estabelece o combate a discriminação racial, a intolerância religiosa e as desigualdades estruturais e de gênero que atinge afro-brasileiros.

E para exaltação cultural, a Associação Cultural e Inclusão Social-ACIS, realiza mais uma festa com celebração cultural, étnica, ambiental, religiosa, social, empreendedora, econômica e de entretenimento. Tem-se como objetivo ser um espaço de encontros, aprendizados, trocas, e contribuição de valores, necessários para dar visibilidade à cultura tradicional e à luta da comunidade por liberdade religiosa, contra o racismo e vida digna.

O evento exalta a África e ocupa o vale das Dunas de Abrantes, entre a fonte do buraquinho e a igreja histórica do divino Espírito Santo de Abrantes com uma intensa programação afirmativa, aberta e gratuita.

Tem-se como participação uma celebração católica, um ritual étnico cultural com a participação de religiosos de Matriz Africana, Lavadeiras, Baianas, Capoeiristas, Seresteiros, Sambistas e
Praticantes do Maculêlê.

O cortejo tradicional no corredor cultural Abrantes, contará com uma deliciosa Feijoada, Feira de Artesanato, Grupos culturais, shows e encontros que marcarão a terceira edição da lavagem da Fonte da Caixa de Abrantes.

Crédito: Marcos Anunciação

Confira a programação:

Dia 15 de Dezembro de 2019.

Alvorada de Fogos: das 06:50min às 07 hs

Encontro das Matriarcas pela preservação das dunas, fonte do buraquinho e tradições das mulheres lavadeiras e ganhadeiras – Provando a Cultura; Plantio de ervas medicinais ao redor da fonte e cânticos das matriarcas.

Missa Campal, Saudação as Águas – das 8hs às 10hs

Cortejo Cultural – a Partir das 10h:30min

Roda de Capoeira – 11 h (Homenagem ao Mestre Moa do Katendê)

Culinária Africana – 12 h / Sítio na Rua dos Pássaros

Samba de Viola – 12 h /Sitio na Rua dos Pássaros

Encerramento 15 h

Para outras Informações 987609243 / Marcos Anunciação (Presidente ACIS)