Curtas produzidos em escolas públicas serão exibidos amanhã no RJ

Alunos da Escola Municipal Brant Horta durante oficina de cinema do programa Imagens em Movimento no Rio de Janeiro

A linguagem audiovisual vem se tornando objeto de estudo em algumas escolas públicas do país, através da ação do Programa Imagens em Movimento (PIM), uma iniciativa da ONG RAIAR. O resultado deste trabalho, realizado ao longo do ano em estados brasileiros, poderá ser visto no Rio de Janeiro amanhã, 6 de dezembro, das 10h às 13h, quando acontecerá a edição carioca da Mostra de Curtas do PIM, no Cine Estação NET Botafogo.

O projeto é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com a rede Cinema, cem anos de Juventude, fundada na França em 1995 por cineastas e educadores, que hoje envolve organizações independentes de 15 países. A cada ano, essa rede concebe, de forma colaborativa, um recorte temático e diversas propostas pedagógicas para trabalhar o ensino de cinema em escolas de cada país participante. A rede conta também com encontros presenciais anuais entre os jovens destes diferentes países.

Em junho deste ano, duas estudantes das oficinas de cinema do PIM participaram do encontro internacional À nous le cinéma!, em Frankfurt, Alemanha, que reuniu estudantes, educadores e cineastas que atuam como professores nas organizações parceiras. Até mesmo o renomado diretor alemão Wim Wenders participou como padrinho do evento e debateu sobre o processo de realização de alguns de seus filmes com a plateia.

A sessão de amanhã vai apresentar os trabalhos de jovens cineastas alunos do Colégio Estadual Souza Marques (Brás de Pina), Escola Municipal José Emygdio Oliveira (Oswaldo Cruz), Escola Municipal Brant Horta (Penha) e Escola Municipal Calouste Gulbenkian (Centro) do Rio de Janeiro, que participaram de cursos de cinema no contraturno escolar e desenvolveram obras autorais, executando todas as etapas de criação dos filmes, do roteiro à edição.

Além dos filmes produzidos no Rio, serão exibidos curtas realizados em escolas de outras localidades brasileiras contempladas pelo projeto, como por exemplo o curta-metragem Gigantes, elaborado por 15 adolescentes de uma escola indígena da Aldeia Kaí, no sul da Bahia, que aborda uma história real vivida por mulheres pataxó da região em 2016.

Serviço:

Mostra de Curtas do Programa Imagens em Movimento

Exibição de filmes produzidos por alunos de escolas públicas.

Dia 6 de dezembro, das 10h às 13h, no Cine Estação Net Botafogo

Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro. Entrada gratuita.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas