Consórcio Nordeste pretende criar comissão de emergência para vacinação contra Covid-19

Governador Camilo Santana, em reunião do Consórcio Nordeste- Crédito: Ascom/Ceará

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste apresentou a proposta da criação de uma comissão independente nacional emergencial para a vacinação contra o vírus, dentro das medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Para o consórcio, que reúne os nove estados do nordeste, já é possível assegurar que existe uma segunda onda da doença no Brasil todo e no mundo.

A sugestão do Comitê, é que os estados membros do consórcio iniciem a elaboração, coletiva e emergencial, de estratégias para a realização de uma campanha para vacinação na região, diante da inércia do governo federal.

O Comitê, indicou que os nove governadores da região nordeste possam expôr aos governadores das outras regiões a comissão independente que seria formada por autoridades da área de saúde visando garantir eficiência auxiliando os 27 chefes estaduais na definição de um plano de vacinação colaborativa para o Brasil, em diálogo com o Ministério da Saúde e com os fornecedores internacionais.

Entre outras medidas apresentadas pelo comitê também existe um indicativo de uma campanha de alerta e esclarecimento para a população sobre a segunda onda da Covid-19.

A iniciativa pretende enfatizar a importância da vacinação, a continuação e ampliação das medidas de distanciamento e isolamento social e higienização para evitar maiores danos a saúde pública e perda de vidas humanas.