Conexão Recife-Amazônia: em defesa da floresta, dos rios e do litoral

Crédito: Divulgação

Amazônia: essencial para o clima no Brasil e no Mundo

O que acontece na Amazônia, não fica na Amazônia! E as consequências do desmatamento atingem o litoral. É isso mesmo que você está lendo: a crise climática é causada por vários fatores, um deles é o desmatamento da Floresta Amazônica.

Os efeitos dessa mesma crise causam, no nosso país Recife, episódios como os que vivemos em maio de 2022.

Por isso, nos dias 04 e 05 de Setembro, vai acontecer a Virada  Amazônia de Pé em todo o país. Em Recife, será realizado um evento-ativista pela defesa da Amazônia.

Será realizado um festival ativista-cultural no Armazém do Campo no dia 04, e uma roda de conversa na UPE no dia 05. O evento é uma realização do Meu Recife e Jaraguá Produções. Dentro do evento também terão pontos de coleta de assinaturas para criação da Lei Amazônia de Pé. Tudo de graça!

Já no dia 07 de setembro, haverá um Sarau Cultural, com o grupo de contadores de histórias Conte, Que Te Conto, a programação começa às 14h, no Parque Treze de Maio, em Recife.

Grupo Conte, Que Te Conto- Crédito: Arquivo

A Virada Cultural – Amazônia de Pé é um evento plural que passa pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios.

E se você tivesse a chance de fazer algo para manter a Amazônia de pé?

E se um milhão e meio de pessoas tomassem as rédeas da política e propusessem elas mesmas uma lei capaz de garantir a sobrevivência da floresta e do planeta? A gente acredita que só um movimento massivo, construído de baixo pra cima, pode dar à Amazônia o cuidado que ela merece.

Por isso, em 2023, no primeiro ano de trabalho do novo Congresso Nacional, queremos chegar em Brasília com um caminhão de fichas de assinaturas do Projeto de Lei Amazônia de Pé — uma lei de iniciativa popular que destina os 57 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação.

Mas, para que isso seja possível, precisamos que 1 milhão e meio de brasileiros se comprometam com o futuro da floresta e assinem junto com a gente. Por isso, precisamos conversar com nossas famílias, amigos e vizinhos. Sabemos que eles acham a floresta importante. Agora é a hora de pedir que eles não só se importem, mas ajam.

Todos nós, juntos, precisamos construir a maior mobilização em defesa da Amazônia que esse país já viu. Assim, não restará dúvida ao novo Congresso: proteger a Amazônia é uma prioridade dos brasileiros. Faremos a Amazônia virar prioridade!

O que é a Lei Amazônia de Pé?

Nosso projeto de lei de iniciativa popular tem o objetivo de combater a crise climática através da proteção de todas as florestas públicas na Amazônia Legal.

Faremos isso a partir da ampliação e demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável. Também prevemos uma maior penalização para a grilagem e inativamos os registros irregulares em terras públicas.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas