Coletânea de poesias e “Dicionário de Angolês” será lançada em Salvador

Crédito: Editora Òminira.

A Editora Òminira lança nesta sexta-feira, 10, às 18h, no Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, localizado na Praça dos Veteranos, nº 5, Barroquinha, em Salvador, a Coletânea KIMPWANZA Poesias & Poemas; e o Dicionário de ANGOLÊS.

Segundo a assessoria de comunicação da Revista Òmnira, o Dicionário de ANGOLÉS é de autoria do `jornalista, escritor, pesquisador e ativista cultural brasileiro, Roberto Leal´, onde expõe sobre `falácias populares dos guetos e musseques de Angola; traz mais ainda do Calão angolano, além da sua irreverência e seu poder de força da palavra; trazendo também os ditos populares e as expressões mais ditas e faladas no cotidiano mwangolê, é dessa mistura que surge um novo dialeto, um novo idioma, uma nova língua ou um novo falar, ANGOLÊS´. A obra tem mais de 1.200 verbetes.

A assessoria ainda informa que a Coletânea KIMPWANZA Poesias & Poemas é uma obra que `tem participação de 19 contemporâneos, entre eles, 5 angolanos, 13 brasileiros, 1 moçambicano, 1 são tomense e 1 caboverdiano”. Quanto aos escritores fazem parte `Ângela Maria Correia; Anne Siqueira; Antônio Palembi; Baco Figueiredo; Caetano Barata; Carla de Jesus; Carlos Souza Yeshua e Valdeck Almeida de Jesus´e outros.

Esta edição conta com apresentação da professora de Letramento Racial Brasileira, poeta e crítica literária Jovina Souza. Enquanto as orelhas da obra tem a contribuição do poeta e ativista cultural são tomense, Carlos Cardoso e arte de capa do chargista e escritor cabo-verdiano Moustafa Assem´.

A programação ainda prevê a realização do `Sarau do Agdá com a poetisa Jovina Souza & Convidados; exposição de revistas e livros de autores africanos e brasileiros da Editora Òmnira, bate papo com os autores presentes e coquetel ao final´.

A iniciativa é da Editora Òminira, com apoio do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, do Movimento Literário Kutanga e da União Baiana de Escritores (UBESC).

Mais informação sobre o evento no Centro Cultural Casa de Angola, entre em contato através do e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou pelo celular: +55 71 98736 9778