Blocos buscam apoio para desfilarem no Circuito Mestre Bimba em Salvador

Placas de anúncio do Carnaval de Salvador 2023 no Circuito Mestre Bimba. Crédito: Ubiraci Santos/ANF.

A menos de uma semana para o início da maior festa momesca do planeta, diretores de blocos do carnaval no Nordeste de Amaralina, Circuito Mestre Bimba, em Salvador, esperam da Prefeitura apoio financeiro para proporcionar um momento de alegria aos foliões, folionas, moradores, turistas, visitantes e outros interessados no evento popular.

Segundo Jobson Gomes da Silva (Bobó) presidente do Bloco Você Bebeu, que desfila com aproximadamente 700 foliões no Circuito Mestre Bimba desde 2016, lamenta que “neste momento ainda não há recursos para o bloco sair”.

O Bloco Carnavalesco As Dondoletes, um dos blocos de travestidos tradicional que desfila no carnaval no Nordeste de Amaralina há 15 anos, com cerca de 500 integrantes. O presidente da entidade, Don, disse: “ainda acredito que a Prefeitura de Salvador cumpra com seu dever. Do orçamento total do bloco para este ano, somente 40% foi possível por iniciativa de um parlamentar”.

De acordo com o sub-presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN), José Horácio, “há 42 blocos afiliados a ABCN, até a presente data sem nenhuma contribuição em espécie pela Prefeitura de Salvador. Ou seja, ainda não chegou nenhuma verba específica para o carnaval no Circuito Mestre Bimba”.

Circuito Mestre Bimba instituído por moradores da região do Nordeste de Amaralina por meio de votação em 2012 homenageia o pioneiro da modalidade da Capoeira Regional, o saudoso Manuel dos Reis Machado, foi oficializado pela Prefeitura de Salvador através da Resolução nº 13, de 07 de outubro de 2015, do Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares de Salvador (COMCAR), que reconhece também a Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN) como uma das entidades gestoras da festa popular na localidade.

Na programação oficial do carnaval de Salvador, dias dos desfiles das entidades carnavalescas no Circuito Mestre Bimba devem ser consultadas no Diário Oficial do Município a partir da página 18.

Carnaval no Nordeste de Amaralina, Salvador-Bahia (2017)

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas