A ligação (amedrontada) da mulher com o futebol

 

A paixão pelo futebol é universal.

Crédito: Paloma Mota

O esporte é um dos mais queridos no mundo, e no Brasil, a história vem do berço. Há os que gostam e os que não gostam, mas é inegável, todo mundo tem uma história ligada ao futebol. Seja naquela final de Copa que reuniu os amigos e a família em casa para uma reunião, ou, em uma das idas ao estádio ver seu time de coração.

Infelizmente esse amor pelo esporte ainda é dominado pelo medo em uma parte da população. As mulheres que enfrentam o machismo tão presente no esporte, convivem com o medo da represália por simplesmente irem ao estádio de futebol. As ‘piadas’ sobre as tarefas dentro de casa, sobre admirar as pernas dos jogadores de futebol, ou, sobre escolher o time de acordo com o time que seu atual namorado torcem, nunca tiveram graça.

Crédito: Arquivo pessoal

O número de agressões físicas e morais a torcedoras e profissionais é alarmante.  Durante o ano são contabilizados centenas de casos de torcedoras xingadas, perseguidas e assediadas em estádios.  Bandeirinhas, árbitras, jornalistas, fotografas, convivem com as dúvidas relacionadas a sua profissão. Mulheres são questionadas incansavelmente, para mostrar que podem discutir sobre futebol com qualquer um.

Agressão a jornalista no Rio Grande do Sul, durante o clássico Gre-Nal em 2018

É assustador ir ao estádio e  se esconder atrás de policias por que homens acham mais fácil assustar mulheres.
É mais assustador ainda quando os policiais dizem que não podem fazer muita coisa por que… elas não deveriam estar ali.
Elas deveriam sim! Elas devem estar onde quiserem.

Até quando será imposto o que fazer ? Que esporte gostar ? Que time torcer?

Documentário DESIMPEDIDAS. Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, realizado por Paloma Mota e Ruan Dias.