Salvador inaugura quarto gripário para atendimento a infectados

O toque de recolher, de 20h até as 5h, foi estendido até segunda (8)-Gripário de Valéria, em Salvador - Secom Prefeitura

Para reforçar as ações no combate ao avanço da pandemia do coronavírus, foi inaugurado nesta quinta-feira, 16, o quarto Gripário de Salvador, desta vez no Bairro de Valéria, na periferia. O atendimento será exclusivo de pacientes com sintomas da Covid-19 e demais síndromes gripais. O gripário está em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria.

O novo gripário tem 24 leitos, dos quais 20 para observação e os outros com ventiladores pulmonares para casos graves. A gestão do serviço será da Associação de Proteção à Maternidade e Infância Ubaíra, com equipe de 111 profissionais: 14 médicos intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, 17 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem, quatro maqueiros, quatro auxiliares de farmácia, três fisioterapeutas e um assistente social.

“Um dos motivos para a escolha deste local é assegurar que nesta região da cidade, mais próximo de onde as pessoas moram, tenhamos condições de oferecer esses leitos adicionais. Afinal de contas, Salvador é muito grande e cada bairro tem uma realidade própria. Aqui em Valéria mesmo, que está na divisa com Simões Filho, não é simples para um morador se deslocar para o centro da cidade em uma necessidade mais emergencial”, disse o prefeito ACM Neto.

No início deste mês foram inaugurados outros gripários em Paripe e Pirajá, na Cidade Baixa, e em maio no Vale dos Barris, no centro. Está prevista ainda para os próximos dias a inauguração de mais dois gripários, um no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, e o das Ilhas, em Bom Jesus dos Passos.