Pesquisadores fazem live em apoio a circos e circenses

Diocélio Barbosa- "Palhaço Xulé" - Foto Thercles Silva

Quer saber mais sobre circo sem sair de casa? A dica é se ligar na live que terá mediação do ator, diretor e pesquisador Diocélio Barbosa, criador do palhaço Xulé, onde será debatido o tema “Multiplicidade Circense no Brasil: Séculos XIX e XX”. A realização é da Arlequino Produções. A “circonferência” vai acontecer através da plataforma Google Meet nesta quarta-feira, 05 de agosto, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), tendo como expositores Ermínia Silva e Daniel Lopes e moderador, Igor Gonçalves.

Nesta edição, a iniciativa apoia a Campanha ‘Viva o Circo Brasileiro!’, lançada em apoio aos circos e circenses itinerantes, que estão gravemente afetados nesse momento de pandemia e isolamento social. “Os interessados deverão preencher o formulário no site da arlequino produções http://www.arlequinoproducoes.com para receber por e-mail, a senha e o ID de acesso à Circonferência através do Google Meet. Caso a mensagem não esteja na ‘caixa de entrada’ é importante verificar a caixa de ‘Spam’ e a ‘lixeira’”, explica Diocélio Barbosa.

O apoio à campanha pode ser feito em forma de transferência direta para as contas dos circos de lona e/ou dos circenses itinerantes. “Qualquer quantia, qualquer valor mesmo, é significativo nesse momento – a maioria está vivendo de doações”, destaca Diocélio Barbosa. Informações sobre como colaborar com a iniciativa podem ser obtidas no instagram: @apoiodiretoaoscircos. A lista com as contas dos circos e circenses você pode encontrar aqui.

Os expositores dessa ação serão, Ermínia Silva é doutora em História Social da Cultura. Autora dos livros: Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil, 2007. Respeitável público… o circo em cena (junto com Luiz Alberto Abreu), 2009 (ambos disponíveis www.circonteudo.com, bem como outras publicações). Co-coordenadora (ou líder) do Grupo de Pesquisa CIRCUS – Grupo de Estudo e Pesquisa das Atividades Circenses. Consultora da Rede Circo do Mundo – Brasil. E Daniel Lopes é Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2015). Graduado em Licenciatura pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF – Unicamp) e integrante desde 2006 do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS – FEF – Unicamp – CNPq) e, também, Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE-FE-USP).

Ambos são coordenadores do portal da diversidade circenses www.circonteudo.com

A mediação da “circonferência” será de Diocélio Barbosa, que tem experiência na área de Artes como: Pesquisador, Ator, Palhaço, Circense, Diretor, Educador, Produtor e Gestor Cultural. Doutorando em Artes Cênicas (UFBA), Mestre em Artes Cênicas (UFRN), Especialista em Gestão e Produção Cultural (UFCG) e Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas (UFPB).

Outras informações através da redes sociais: INSTAGRAM: @arlequinoproducoes, FACEBOOK: arlequinoproducoes , ou pelo E-mail: arlequino.producoes@gmail.com e também no Site: www.arlequinoproducoes.com