Geo Santa Teresa leva alunos periféricos ao JEB’s

Geo Santa Teresa
Os alunos que vão competir receberam a atleta da Vela, Gabriela Nicolino - Crédito: Divulgação

A Escola Municipal Geo Juan Antônio Samaranch (Geo Santa Teresa) levará a maior delegação de escola pública do Rio de Janeiro aos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Os alunos que vão competir receberam a atleta de Vôlei, Isabel Salgado – Crédito: Divulgação

Os jovens, em sua maioria, oriundos de favelas próximas à escola, terão oportunidade de disputar em cinco modalidades diferentes (Handebol masculino, Vôlei masculino e feminino, Xadrez, Tênis de mesa e Judô).

Além de ser a maior delegação de uma escola municipal do Rio de Janeiro, também é uma das maiores do Brasil, tanto de escola pública quanto particular.

Os Jogos Escolares Brasileiros vão acontecer na Barra da Tijuca, entre os dias 29 de outubro e 05 de novembro. Durante esse período, os jovens ficarão hospedados em um hotel, com todas as despesas pagas.

Treino na escola com o técnico Tite (Vôlei masculino e femino) – Crédito: Divulgação

Sobre o Geo Santa Teresa

A Escola Municipal Olímpica carioca (EMOC) Juan Antônio Samaranch foi criada em 2012, para simbolizar o legado das Olimpíadas que ocorreram em 2016, na Cidade do Rio de Janeiro.

Por esse motivo, ela é vocacionada ao esporte, o integrando a formação acadêmica. A escola permite que o jovem se desenvolva potencializando o protagonismo juvenil e apoiando na construção de uma vida esportiva.

Em 2019, a escola foi assumida por uma nova gestão, ainda mais comprometida com o legado Olímpico e com a construção do “Aluno- Atleta- Cidadão”. Outra mudança ocorreu no nome da escola, que passou a se chamar Escola Municipal Geo Juan Antônio Samaranch.

“Assumimos o compromisso com toda a comunidade escolar de sermos uma das melhores escolas do município, tanto pedagogicamente quanto esportivamente. Perceber que os alunos estão comprando essa ideia e que as famílias estão aprovando nosso trabalho, é incrível, ainda mais quando conseguimos proporcionar mudanças positivas nas vidas dos nossos alunos, que, muitas vezes, não tinham as oportunidades necessárias para desenvolverem suas potencialidades”, disse Thainá Pinnola Rocha, Coordenadora de Esportes do Geo.

As atletas do vôlei com a atleta da Vela, Gabriela Nicolino – Crédito: Divulgação

A importância do esporte na escola – por Thainá Rocha

O esporte é uma base fundamental da escola e precisa ser valorizado em todas as ações e planejado em conjunto com a parte acadêmica. Conceitualmente, o esporte na escola é desenvolvido com um olhar educacional, sendo uma importante ferramenta que contribui diretamente com a formação integral dos alunos.

Os benefícios do esporte não demoram a ser notados. Além de motivados, os alunos ficam mais dispostos, concentrados e disciplinados. Na nossa escola, os alunos são incentivados a buscar o protagonismo do seu processo de aprendizagem e das suas ações, e o esporte colabora com tudo isso.

Dados e informações sobre os campeonatos

-Nos dias 09/10 a 12/10, participaram dos Jogos Estudantis do Estado (classificatório para os Jogos Escolares Brasileiros).

Os melhores resultados nos jogos do estado foram:

  • Campeão do Handebol masculino
  • Campeão de categoria do Judô
  • Campeão do Tênis de mesa
  • Campeão geral no Xadrez
  • Vice campeão no Vôlei masculino
  • Vice campeão individual no Xadrez
  • Terceiro colocado Badminton feminino
  • Terceiro colocado geral no Vôlei de praia
  • Estão participando do Intercolegial, nas modalidades Skate, Xadrez e Vôlei, todos com representantes do gênero feminino.
  • Vão participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) – entre os dias 29/10 a 05/11.

“Nossa expectativa é que os jovens aprendam muito, se divirtam, se sintam inseridos em um meio esportivo, estabeleçam novas relações através do esporte, adquiram hábitos de treinamento, compitam com respeito e deem o seu melhor… sempre servindo de exemplo aos alunos mais jovens, que estão ingressando no sexto ano”, completa a Coordenadora.

Veja abaixo mais imagens:

Você já leu a matéria sobre a crise hídrica e o mosquito da dengue? Confira agora.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas