Consciência Negra: projeto Arte e Ancestralidade resgata a história em Salvador

Consciência Negra
Crédito: Camila Carrera

No dia 31 de outubro, a Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), abrirá as portas aos convidados para receber a mostra coletiva “Vivedores de Ganho, Ontem e Hoje!”. A exposição homenageia o mês da Consciência Negra.

Crédito: Camila Carrera

A visitação é gratuita e vai acontecer entre os dias 1 e 30 de novembro, com horários disponíveis na parte da manhã e da tarde.

Idealizada pelo Ateliê Sérgio Amorim Artes, a mostra recebe obras de 29 artistas, incluindo as de Sérgio Amorim.

O objetivo é apresentar através das artes visuais, a ancestralidade e a contemporaneidade de sobrevivência do povo brasileiro e do trabalhador, em sua maioria descendentes de negros e negras escravizadas, em paralelo com as profundas consequências sociais e econômicas que assolam o país.

SPD e a Consciência Negra

Fundada em 1832, por Manoel Victor Serra, a SPD foi a primeira organização civil negra no Brasil. Manoel era um africano livre, que vivia de ganho e comercializava água nas imediações da Ladeira Preguiça.

Desde o início do século XX a Associação funciona no mesmo casarão azul, próximo ao Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador.

Atualmente, presidido por Lígia Margarida Gomes, a SPD se destaca por guardar a história de sobrevivência dos negros. Lígia é a primeira mulher eleita presidente da associação em toda história do casarão.

Mais informações:

Com curadoria de Sérgio Amorim, Luzimar Azevedo, Adinielson filho e Yara Gomes, a mostra recebe obras de pintura a óleo sobre tela, santeria em cerâmica, fotografia, escultura em argila e resina, mosaico, aquarela e nanquim, pintura acrílica sobre tela, trançado e papietagem, escultura, poesia, aquarela sem papel, feltro bordado, artes visuais e escultura em metal.

Crédito: Acervo Sérgio Amorim

Serviço:

Mostra coletiva “Vivedores de Ganho, Ontem e Hoje!”

Data: de 1 a 30 de novembro

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30min – sábado, das 9h às 11h30min.

Local: Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) – Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17, Centro Histórico de Salvador.

Você já leu a matéria sobre as dificuldades do empreendedorismo feminino? Confira agora.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas