Covid-19 continua crescendo em Salvador e a periferia tem maiores índices

Moradores de Pernambués, Fazenda Grande e Boca do Rio serão submetidos a testes rápidos durante ações da prefeitura nos bairro- Crédito: Kelvi Lima/ Newsba

Os números de casos da Covid-19 continuam crescendo em todo estado da Bahia e a capital baiana segue na liderança entre os municípios com o maior percentual de pessoas contaminadas.

De acordo com indicadores do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Salvador (SMS), até sábado (9), o município já tinha registrado 113.212 casos de infectados, o que representa 22,42%, com confirmação de 3.071 pessoas mortas. 

O quadro abaixo revela a realidade dos sete primeiros município sobre a situação da Covid-19 na Bahia e a situação de Salvador.

Salvador lidera número da Covid-19 na Bahia- Crédito: Secretaria Municipal de Salvador

Mesmo com mobilização e campanhas de conscientização das autoridades de saúde para evitar festas e aglomerações, o que se nota é o desrespeito diante das recomendação.

O reflexo desse descaso da população aparece principalmente nos bairros localizados na periferia da cidade, dos 10 bairros com maiores índices dos casos sete são da região periférica.

Confira o quadro a seguir.

Pernambués lidera a lista de bairros desde o ínicio da pandemia da Covid-19- Crédito: Secretaria Municipal de Saúde

Esses números estão refletindo também no número das taxas de ocupação de leitos de UTI na capital.

Dos 500 leitos disponíveis para adultos, 329 já estão ocupados. E a taxa de ocupação dos leitos infantis também já preocupam, dos 27 disponíveis 22 já estão ocupados.

Salvador e a Vacina.

Após a confirmação do Instituto Butantan, sobre a eficácia da vacina CoronaVac no combate ao coronavírus em 78% e 100% nos casos graves, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou que a cidade já está se preparando para adquirir 103 mil doses para iniciar o processo de vacinação.

A Coronavac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan.

Segundo o prefeito Bruno Reis, o início da vacinação deve começar após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia mais: https://www.anf.org.br/bahia-confirma-primeiro-caso-de-reinfeccao-da-covid-19/

Bahia ultrapassou a marca de meio milhão de infectados pela Covid-19