Com oficinas de grafitti, crianças de comunidades da Ilha do Governador aprendem sobre cultura através da pintura

foto: Gus Leite_ Zen Filmes

O Insitituto Correnteza do Bem, em parceria com a VMS eventos e a Associação de Moradores da Ilha do Governador, realizou um projeto que disponibiliza oficinas de grafitti para as crianças da Praia da Rosa, em Sapucaia e João Telles de Menezes, ambas na Ilha do Governador.

A ação rolou durante um dia todo de domingo e reuniu cerca de 70 crianças.
O ensino das técnicas ficou por conta da Ju Angelino e do Calu, dois grafiteiros moradores de comunidades da ilha. Ao final, as crianças se uniram e juntas pintaram um muro.

“Uma oficina de graffiti é combustível para a arte, que como linguagem universal, é um meio para a expressão de sentimentos, percepções e sensibilidades do ser humano, possibilitando olhares diferenciados sobre a realidade e agindo como importante alicerce para o crescimento pessoal, educativo e profissional”, comentou Calu.

Alexia, de 10 anos, uma das participantes, confirmou dizendo: “eu gostei muito da aula de grafitti! porque me fez pintar e além de pintar, a ensinar as pessoas a jogarem o lixo no lixo.”

Insitituto Correnteza do Bem

Fundada em 2010, a Instituição sem fins lucrativos trabalha o empoderamento social e comunitário do bairro da Ilha do Governador, atuando com assistencialismo de modo geral, porém diferenciado, oferecendo psicólogos, aulas de reforço escolar, lutas, e também darão início às oficinas de empreendedorismo, com cursos como manicure, maquiagem, artesanato.

Sobre a ação realizada, Ilton Rosa, presidente do Instituto, diz que o objetivo era levar cultura através da pintura, e que é isso o que pretendem expandir para pelo menos mais duas comunidades, a Colônia z10 e o Parque Royal.

“Esse dia também foi muito importante pois pudemos falar sobre a conscientização do meio ambiente e do lixo. Hoje temos visto grandes resultados nos moradores das comunidades locais em relação à consciência sobre o seu lixo e o descarte correto. Me sinto honrado em poder ter participado desta realização, principalmente pelo foco com as crianças.”

Em Outubro, o Instituto iniciará as ações do Outubro Rosa, com incentivo a saúde da mulher, levando clínica master à diversas comunidades, exames gratuitos, informações, recreação e emissão de documentos.

Para ficar por dentro das redes do Instituto e os próximos projetos: @correntezadobem e Facebook: https://www.facebook.com/correntezadobem

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas