Brasil é o país que mais mata pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mundo

Segundo o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e também é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo.
 
O Brasil, que já foi referência internacional pela criação do Programa Brasil sem Homofobia em 2003, o primeiro programa de governo de políticas públicas para a população LGBTQIA+, continua sendo o país campeão no ranking de assassinatos contra a comunidade LGBTQIA+, de acordo com dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).
 
De acordo com relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 80 pessoas transexuais foram mortas no 1º semestre do ano corrente.

Em 2020, um quantitativo de 237 pessoas LGBTQIA+ (1ésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) tiveram morte violenta relacionada à sua orientação sexual ou identidade de gênero.

O levantamento dá conta de 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios (5,5%) de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Os dados são do Grupo Gay da Bahia – GGB, que há 41 anos divulga o Relatório Anual de Mortes Violentas de LGBTI no Brasil. 

Crimes no nordeste

O risco de uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ ser assassinada no Nordeste é quase três vezes maior do que no Sul. Bahia e Ceará estão entre os cinco estados mais violentos para as pessoas LGBTQIA+.

Segundo dados da Diretoria de Estatística e Análise Criminal de Crimes Violentos Letais e Intencionais, ligada a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (SESDS) da Paraíba, foram assassinados 11 pessoas LGBTQIA+, em 2019. Comparado ao mesmo período, em 2020, foram registrados 17 crimes que vitimaram pessoas LGBTQIA+. O que mostra um aumento das estatísticas oficiais.

Até o primeiro semestre deste ano, quatro pessoas da comunidade LGBTQIA+ foram assassinadas só na Paraíba

De acordo com o mapeamento realizado pelo Coletivo MEL- Movimento do Espírito Lilás, com sede em João Pessoa-PB, o número de mortes com motivação de cunho LGBTfóbico, pode ser superior ao apresentado, o que pode ser considerado como uma subnotificação.

Isso se dá por falta de inclusão nos Boletins de Ocorrências da orientação sexual, identidade de gênero, como determina a Resolução nº 11, de 18 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis Transexuais – CNCD/ LGBT.

Saiba mais

Esta reportagem foi publicada no âmbito do Programa de Jornalismo de Dados de Segurança Pública oferecido pelo Instituto Sou da Paz, do qual participou a colaboradora da ANF- Agência de Notícias das Favelas, Priscila da Conceição Cardoso de Souza.

Os dados são da Diretoria de Estatística e Análise Criminal Crimes Violentos Letais e Intencionais da Paraíba, obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Contribuiu com esta produção, Felipe Santos, jornalista, militante do Movimento Negro da Paraíba e coordenador geral do Coletivo MEL. 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas