Circuito Carioca de Ritmo e Poesia lança edital para cadastros de rodas culturas

Crédito: Arquivo/Quarta Under

O Circuito Carioca de Ritmo e Poesia (CCRP) anunciou o lançamento do Cadastro das rodas culturais da cidade do Rio de Janeiro.

Responsável pelo Cadastro das rodas para o Programa de Desenvolvimento Cultural Carioca de Ritmo e Poesia, o coletivo que inspirou o surgimento das rodas culturais comemora seus 12 anos de existência e uma nova fase. 

Algumas das rodas culturais mais tradicionais da cidade, como as Rodas Culturais do Méier, Olaria, Vila Isabel, Botafogo, KGL (Catete Glória e Lapa) já fazem parte no CCRP. Mas todas as rodas culturais que já acontecem no município podem participar no Programa de Desenvolvimento Cultural Carioca de Ritmo e Poesia.

Crédito: Divulgação

Representante da Roda Cultural da Praça Seca, Sheep Rimador argumenta que a participação do maior número de coletivos se organizando em rede é algo que fortalece o movimento, uma das mais potentes formas de organização na luta por direitos.

De acordo com a professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rôssi Alves, um dos grandes problemas enfrentados pelas rodas culturais é a perseguição da polícia militar, com relatos de abusos em diferentes regiões do estado. Em maio deste ano, violência Cabo Frio chegou aos noticiários

Segundo o produtor Allan Marola (Roda Cultural do Méier), além do Calendário Oficial das Rodas Culturais do Município do Rio de Janeiro, o Cadastro do CCRP visa ampliar a voz desse movimento cultural na rua (evitando com isso a sua marginalização). 

O Cadastro também é importante para integrar e disseminar as rodas culturais, que já foram declaradas como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio de Janeiro (Lei 6301/2017).

Crédito: Fabio Teixeira

Para que não se repitam os episódios infelizes de perseguição às rodas culturais no Rio de Janeiro é fundamental continuar o trabalho de articulação para fortalecer redes de apoio em cada cidade, em cada região do estado.

As rodas culturais que quiserem participar podem se inscrever no formulário, o Cadastro das rodas culturais da cidade do Rio estará disponível até o dia 23 de Junho de 2022. Para participar, basta preencher o formulário no link.

Crédito: Divulgação

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas