Acessibilidade nas redes sociais para pessoas cegas ou com baixa visão

As recentes atualizações do Instagram estão dificultando as pessoas cegas ou com baixa visão acessar algumas funções do aplicativo, o que tem causando indignação desse público.

Mesmo sendo uma ferramenta com mais funcionalidade para uso de imagens (fotos e vídeos), existem outras formas das pessoas com alguma deficiência visual interagirem com funções oferecidas, através de dispositivos que fazem a leitura das teclas, permitindo que a leitura das mensagens e legendas das publicações, na função de texto alternativo, que fica disponível para as pessoas cegas, possibilitando alguma inclusão digital.

Entre as reclamações dos usuários, foi percebido que as atualizações comprometeram por exemplo com o acesso a galeria de imagens para publicações, notificações sobre lives, e atualizações dos stores

Diante disso, uma campanha tem ganhado força nos últimos dias, através das redes sociais, além do público diretamente afetado com as mudanças, vários comunicadores e pessoas públicas, mesmo sem a deficiência visual, aderiram ao apelo compartilhando nas suas redes pessoais a hastag #instagramacessivel.

A iniciativa é para que a empresa reformule o layout para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.

Uma das pessoas que estão encabeçando essa campanha é Ednilson Sacramento, jornalista, cego, e integrante da Rede de Pessoas com Deficiências da Bahia. Ednilson gravou um vídeo para reforçar seu manifesto e mobilizar outras pessoas, confira abaixo.