Seminário discute cidadania, ambiente e direitos humanos no Museu da Vida

Crédito: Divulgação
Na próxima segunda-feira (16), acontece o seminário Direitos sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica, das 8h30 às 16h, no auditório do Museu da Vida,

no Campus Fiocruz Manguinhos. O evento é organizado pelo Museu da Vida e a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. O seminário reúne ativistas sociais, educadores e divulgadores da ciência para discutir sobre temas de grande importância para a sociedade, entre eles as iniquidades socioambientais, o acesso universal à água e a liberdade de expressão.

As mesas-redondas Desafios da educação ambiental na luta pelas águas e Liberdade e exposição: Escolas, Museu e Democracia serão intercaladas com a exibição do documentário É rio ou valão?, produzido pelo Observatório da Sub Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, Fiocruz e jovens estudantes da rede pública de ensino do Rio. A obra trata dos usos e acessos de recursos hídricos em territórios vulnerabilizados. Outra atração entre as mesas de debate é a esquete teatral É o fim da picada, uma produção do Museu da Vida, que se apresenta com humor e improviso utilizados para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Entre os convidados, estão Eloísa Elena Torres, da Casa Fluminense, Claudia Rose Ribeiro, coordenadora do Museu da Maré e Tarcísio Motta, professor do Colégio Pedro II e vereador do PSOL.

Direitos Sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica busca engajar estudantes, professores, líderes comunitários, divulgadores da ciência e pesquisadores na discussão sobre a garantia de direitos e da democracia. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá entrega de certificados.

O seminário será, também, transmitido ao vivo pela internet, através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/coc-fiocruz. Dúvidas sobre o funcionamento da web conferência podem ser tiradas no tutorial disponível em: https://sites.google.com/view/tutomconf.

Endereço: Auditório do Museu da Vida, Avenida Brasil, 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).