Projeto Vai Chegar destaca talento de moradores do Engenho Velho da Federação

Fotos: Ireno Figuer

No próximo domingo, 17, a partir das 10h, acontece no Engenho Velho da Federação, periferia de Salvador, o último ‘Domingo Artístico’, para concretizar o encerramento de um ciclo que vai lançar um EP e quatro videoclipes produzidos e protagonizados junto com os jovens do bairro.

Os produtos artísticos contam com a participação de diversos profissionais do campo audiovisual e musical da Bahia e  de outros estados.

Músicas autorais e videoclipes refletem meses de aprendizado e oficinas culturais promovidas para os moradores do Engenho Velho da Federação.

Destaca-se as participações dos artistas Márcia Short, Zé Manoel e Roberto Mendes, que marcaram presença na faixa do videoclipe de “Cantando a Vida”.

“O desafio foi grande! Todos nós fizemos o melhor para concretizar todos os objetivos, e conseguimos! Muito orgulho das crianças e jovens que foram presentes em cada etapa deste processo. Foi incrível ver como se investiram, se expressaram nas artes, dialogaram e criaram juntas. Ao longo do ano, vimos como a personalidade de cada uma delas foi afirmada, através de uma linguagem artística sempre mais rica”, comenta Tedy Santana, idealizador do Vai Chegar.

Fotos: Ireno Figuer

Para Tedy, a expectativa com os lançamentos dos videoclipes é prestigiar e valorizar o protagonismo das crianças, fortalecer a autoconfiança, espalhar as mensagens de esperança e outros valores do projeto com a colaboração. Neste Domingo Artístico, serão projetados em primeira mão os videoclipes das músicas “Cantando a Vida”, “Onde Andará”, “Vai Chegar – Remix” e “Verba da Merenda”.

O Vai Chegar vem contribuindo desde 2018 para a formação cidadã de centenas de crianças do bairro do Engenho Velho da Federação e, ao longo de 2023, promoveu encontros culturais semanais, com oficinas de diversas linguagens artísticas e ainda o Cineclube, composto por sessões de filmes acompanhadas de rodas de discussão.

Oficinas como Prática Rítmica, Investigação Musical, Dança, Prática Vocal, Teatro, Música Eletroacústica e Criação de Vídeos marcaram a programação para os alunos, que foram contemplados pela troca de conhecimentos e interação com artistas, pesquisadores e diversos profissionais da cultura.

O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Em 2023, recebeu patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Após exibidos para os alunos e moradores do bairro, os clipes serão lançados ao longo do mês nas plataformas digitais com recursos de acessibilidade [audiodescrição (AD); legendas para surdos e ensurdecidos (LSE); janela de Libras (JL)]. As músicas, na sua maioria compostas por Tedy Santana, trazem temas como esperança, justiça social, consciência, respeito, a força do coletivo, o poder e a beleza do caminho… porque andando, Vai Chegar!

LANÇAMENTOS DIGITAIS

20/03 – Lançamento do videoclipe Cantando a Vida no Youtube
22/03 – Lançamento do videoclipe Verba da Merenda no Youtube
27/03 – Lançamento do videoclipe Vai Chegar Remix no Youtube
29/03 – Lançamento do videoclipe Onde Andará no Youtube
29/03 – Lançamento do EP nas plataformas digitais

FICHA TÉCNICA MÚSICAS DO EP E VIDEOCLIPES

Cantando a vida
Composição: Tedy Santana
Arranjo musical: Coletivo
Poesia: Citações da poesia de Dione Carlos
Artistas convidados: Márcia Short (canto), Roberto Mendes (canto e violão) e Zé Manoel (piano e voz)
Música: Jovens do Vai Chegar (canto e tambores), Marcelo Fonseca (violino), Tedy Santana (percussão)
Direção do videoclipe: Ireno Figuer (Mentegira Audiovisual)
Direção Artística: Tedy Santana

Verba da Merenda
Composição: Chico Sá e Tedy Santana
Música: Jovens do Vai Chegar (canto e tambores), Gustavo Caribe (baixo), João Mendes (guitarra), Tedy Santana (bateria), Marcelo Flores (teclado)
Atrizes, Atores: Jovens do Vai Chegar (teatro, dança)
Direção do videoclipe: Ireno Figuer (Mentegira Audiovisual)
Direção Artística: Tedy Santana

Vai Chegar – Remix
Composição: Tedy Santana
Arranjo musical: Jovens do Vai Chegar (música eletroacústica)
Música: Jovens do Vai Chegar (vozes, FX e tambor)
Captação de imagens: Jovens do Vai Chegar (criação de vídeo)
Direção do videoclipe: Monsieur Andrée
Direção Artística: Tedy Santana

Onde Andará
Composição: Geraldo Azevedo (Berekekê, Geração, 1989), Pippo Spera
Artista convidado: César Michiles (arranjo e flauta transversal)
Visuais: Jovens do Vai Chegar (artes plásticas)
Direção do videoclipe: Tami Martins
Direção Artística: Tedy Santana