Projeto Favela e Universidade inscreve até dia 28/02

Participantes do Voz Pretx, reunidas em atividade da edição 2019 do Labic UFRJ. Crédito - Divulgação Labic UFRJ

O projeto Favela e Universidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 28.

Promovido pela Pró Reitoria de Extensão da universidade, o projeto está destinando R$ 140 mil para projetos em favelas e territórios vulneráveis.

Iniciativa da UFRJ busca ajudar projetos de inovação cidadã com mentoria. As ações selecionadas farão parte do Laboratório de Inovação Cidadã (Labic).

A edição Territórios 2022, tem como objetivo apoiar projetos de coletivos e organizações externas à UFRJ no estado do Rio de Janeiro, atuantes em áreas vulneráveis, como favelas e periferias. 

Podem se inscrever iniciativas voltadas para eixos como: enfrentamento à Covid-19; mídias e diversidade; tecnologias, redes, dados e plataformas; ações culturais; formação livre; economia e cidadania. 

Abrangência do projeto

Nesta edição, o laboratório será voltado para ações nas regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Serrana, Médio Paraíba, Costa Verde e Região Metropolitana com foco na inovação cidadã.

Os interessados podem se inscrever clicando neste link. Será selecionado um projeto de R$ 2 mil de cada região e caso não tenha inscrito de alguma destas áreas citadas, o valor será redirecionado. Projetos de fora do estado poderão participar como ouvintes sem recursos financeiros.

Respeitando as medidas de combate a pandemia os encontros inicialmente serão virtuais mas podem ter ações presenciais nas instalações da UFRJ ou parceiras da instituição atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do apoio financeiro, as ações receberão mentoria de professores, empreendedores e especialistas convidados.

Os recursos são provenientes de emendas parlamentares, projetos de incentivo do Parque Tecnológico da UFRJ e de agências de fomento, como CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) e Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Inovação Cidadã

Os Laboratórios de Inovação Cidadã são espaços de criação e experimentação de soluções para problemas e desafios da sociedade, com o envolvimento das próprias comunidades.

A última edição contou com a participação de nomes como Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa), e Raull Santiago, cofundador do Coletivo Papo Reto e do Perifa Connection, entre outras lideranças. 

O Labic UFRJ tem como referência a metodologia da Inovação Cidadã, promovida pela Secretaria Geral Iberoamericana (Segib).

Para mais informações entrar em contato através do email: favelaeuniversidade@gmail.com

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas