‘Meninos da Areia’: desenvolvimento e inclusão social de crianças e adolescentes em Itapuã

O projeto esportivo ‘Meninos da Areia’, fundado em 2016, promove desenvolvimento e inclusão social através do Beach Soccer (futebol de areia), em Itapuã, Salvador, Bahia. A iniciativa é de Anderson Dias, jogador brasileiro e campeão mundial de Beach Soccer. As atividades aconteciam aos sábados nas areias da praia da Poesia, em Itapuã. O projeto precisa de doações como: bolas, coletes, traves e uniformes e também de alimentos e água para os participantes, além de um espaço para a quadra de beach soccer, um elemento importante para o alcance dos objetivos do projeto.

As atividades foram interrompidas em 2020 devido à pandemia da COVID-19, quando chegou atender 70 pessoas diretamente, e para retomar as ações o projeto necessita de profissionais voluntários, que possam contribuir na logística. “Quero usar a minha experiência e amor pelo esporte como forma de retribuir à comunidade que me acolheu desde o início, transformando a quadra de beach soccer em um centro de atividades e sonhos para crianças e jovens da região”, afirma Anderson.

Nascido e criado em Itapuã, Anderson, foi Campeão Mundial FIFA em 2006, representando o Brasil, teve passagens por clubes como: Corinthians e Vitória/BA. Ele também foi bicampeão em várias competições, como no Nordeste e nas Eliminatórias Sul-Americanas, além de conquistar a Copa América duas vezes. Participou da Copa Intercontinental em Dubai e da Copa das Confederações em 2014. Ele venceu o Campeonato Brasileiro com o Corinthians em 2012 e a Copa da Itália em 2017. Foi vice-campeão português com o Benfica em 2021. Atualmente, faz parte do Esporte Clube Vitória, atuando quando há competições.

Para colaborar com o projeto ‘Meninos da Areia’ entre em contato através do e-mail anderson5brasil@yahoo.com.br