Procon Carioca inova na internet e alcança 25 mil atendimentos

 Procon Carioca Itinerante - Campo Grande.02

Empresas de comércio eletrônico, telefonia, banco, concessionárias de serviços públicos, TV por assinatura e varejo foram os setores que mais geraram reclamações ao Procon Carioca nos últimos três anos

Há três anos, o Procon Carioca lançou uma proposta inovadora, criando  um sistema de reclamação pela internet. Foram os primeiros atendimentos de um órgão de defesa do consumidor via web, em todo o Brasil.

Vinculado à Prefeitura do Rio, o projeto deu tão certo que diversos Procons, e até o Governo Federal, utilizam hoje a ferramenta pioneira de atendimento online para dar mais agilidade na solução de conflitos entre fornecedores e consumidores.

Segundo a presidente do Procon Carioca, Solange Amaral, o objetivo é promover mais harmonia nas relações de consumo e garantir o respeito ao Código de Defesa do Consumidor.

Desde o início de suas atividades, 25 mil cariocas já foram atendidos pelo Procon Carioca, com 90% dos casos solucionados em até 10 dias, a favor do consumidor. Empresas de comércio eletrônico, telefonia, banco, concessionárias de serviços públicos, TV por assinatura e varejo, nesta ordem, foram os setores que mais geraram reclamações ao Procon Carioca nesses três anos.

Os consumidores que se sentirem prejudicados na compra de produtos ou na contratação de serviços, podem registrar suas queixas na Central 1746, via web ou por telefone. O Procon Carioca disponibiliza também outros canais de atendimento, como o  site www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca; as redes sociais – Facebook e Twitter; o aplicativo do órgão ou as plataformas “Consumidor.gov”, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, e “Consumidor Vencedor”, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Outra forma de atendimento ao consumidor é pelo serviço itinerante “Procon Carioca nos bairros”, feito em vans, com a presença de técnicos e advogados que orientam, tiram dúvidas e registram reclamações.  O órgão atua ainda nas fiscalizações do comércio eletrônico e promove vistorias nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

O Procon Carioca também oferece cursos, palestras e orientações aos cidadãos sobre seus direitos nas relações com os fornecedores.  Informações mais detalhadas sobre as atividades do Procon Carioca podem ser acessadas no site da instituição: http://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca.

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