Prêmio ANF de Jornalismo – conheça os veículos indicados e vote!

Votação será online e vencedor será revelado no dia 13 de novembro, no evento de premiação

A ANF – Agência de Notícias das Favelas entende que a Comunicação Comunitária só é possível a partir da construção de redes e formação de parcerias. Cada veículo, coletivo e grupo possui suas pautas prioritárias, seus métodos e veículos, mas entendemos que estamos juntos na defesa dos moradores de favelas e periféricos. Desta maneira, convidamos nossos amigos para esta celebração e vamos eleger, dentre os quatro indicados, dois veículos de comunicação comunitária, independente e/ou periférico, reconhecendo a importância de seus trabalhos, dando visibilidade e ampliando nossas redes.

Os inscritos foram avaliados pela banca formada por: Ivana Bentes (Jornalista e Pró- Reitora de Extensão da UFRJ), Renata Feital (Jornalista, Socióloga e Coordenadora de Jornalismo do Campus Barra da UVA), Adair Rocha (Jornalista e Professor de Comunicação Social da PUC RJ e UERJ) e Sérgio Pugliesi (sócio da Approach Comunicação e membro do Conselho Diretor da ANF – Agência de Notícias das Favelas). Foram avaliados os seguintes aspectos: relação do objetivo do veículo com a favela/periferia; principais ações realizadas pelo veículo para a favela/periferia e alcance junto ao público-alvo. Do total dos inscritos, foram selecionados os quatro mais bem avaliados, que foram indicados para a fase final.

A votação popular tem início hoje, 1º de novembro de 2019, e vai até as 12h da véspera do evento (12 de novembro). Os vencedores serão conhecidos na premiação no dia 13 de novembro, a partir das 18h, no Teatro Municipal Gonzaguinha (Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito 125 – Praça XI – Centro – Rio de Janeiro). Haverá mesa de debate chamada “A importância da comunicação comunitária ante a narrativa de ódio e fake news na contemporaneidade”. Após de entrega de prêmios, haverá show de Pipa Vieira. A entrada é gratuita, confira.

O Prêmio ANF de Jornalismo conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Tools Strategy, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e ANF Produções, com apoio da Approach Comunicação.

Aos visitantes que ainda não conhecem a ANF- Agência de Notícias das Favelas, fica o convite para navegar em nosso portal, conhecer nossas redes e, quem sabe, se tornar um colaborador.

Juntos somos mais fortes!

(Todos os textos de descrição foram informados pelos representantes de cada veículo.)

Indicados:

  1. RASTA COMUNICAÇÃO

“Rasta comunicação, desenvolve escambo entre comunidades. Cria elo de articulação para desenvolvimento sócio cultural. Com prêmio de mobilização pela UNICEF. Nosso objetivo é relatar os fatos sociais e artísticos de cada comunidade, favela e bairro em que passamos.” facebook.com/RASTACOMUNICACAOSOCIAL/

2. GUIA FAVELA

“O Guia Favela é um projeto de comunicação digital voltado para moradores e comerciantes das periferias. Nós divulgamos promoções e descontos no comércio das favelas do Rio ou de serviços oferecidos pelos moradores. A ideia é usar os descontos para atrair novos consumidores para os profissionais favelados. Com essa mobilização, nós geramos mais renda ao profissional, fortalecemos seu negócio, giramos a economia dentro das favelas e ainda incentivamos a troca de experiência entre os moradores.” instagram.com/guiafavela

3. AGÊNCIA NARRA

“A Agência Narra é uma agência escola de jornalismo que reúne jovens das favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com a proposta de aprender e produzir uma comunicação responsável e plural, que valoriza a análise de dados e o storytelling. Vemos na produção de conteúdo e na formação ferramentas que contribuam para a empregabilidade da juventude popular e para a democratização da comunicação, setor majoritariamente branco, cisgênero, heteronormativo e elitizado e que, de forma recorrente, reforça estereótipos e estigmas sociais.” medium.com/agência-narra 

4.ROCINHA EM FOCO

“O Rocinha em foco, foi criado com intuito de informar o dia a dia da comunidade, cobrar ao poder público demandas dos moradores, direcionar moradores que não conhecem seus direito, ajudar com achados e perdidos, pets desaparecidos, doações, empregos entre outras atividades.” facebook.com/rocinhaemfocooficial/ 

Para votar, clique aqui.