Parque Madureira ganha balanço adaptado para cadeirantes

Davi Teixeira, campeão Mundial de Surf Adaptado, foi o primeiro a testar o brinquedo - Foto: Divulgação/Parque Madureira

Nesta quarta-feira, 7, um novo item foi adicionado à paisagem do Parque Madureira, zona norte carioca: um balanço adaptado para cadeirantes. O brinquedo, o primeiro da área de lazer com acessibilidade, faz parte do projeto Parque Especial, que visa a criação na cidade de parques acessíveis a crianças com deficiência. A iniciativa foi o projeto final de uma disciplina de nove alunos do ensino médio do colégio Pensi, em Madureira.

Inspirados pela história de Luiz Otávio, um músico que nasceu cego e conseguiu ter uma carreira de sucesso, os estudantes pesquisaram sobre parques de diversões acessíveis e descobriram que não havia opções públicas para cadeirantes. Orientados pela professora Debora Oliveira, durante as aulas de Laboratório Inteligência de Vida (LIV), eles desenvolveram o projeto, que incluía arrecadação de verbas para a compra do brinquedo, planejamento de um arquiteto, autorização do Parque Madureira e divulgação.

Os alunos ganharam visibilidade no Twitter, foram convidados para entrevistas em jornais e rádio e arrecadaram cerca de R$ 7 mil para a compra do balanço com a venda de rifa e e uma campanha de financiamento coletivo na internet.

O balanço, que veio de Curitiba, foi testado e aprovado pelo campeão de surfe adaptado Davi Teixeira, o Davizinho Radical, antes de ser inaugurado nesta quarta-feira.

De acordo com a secretária especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa acessibilidade significa mais do que o direito de ir e vir. “A acessibilidade garante segurança e integridade física para pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, também nos momentos de lazer e descontração. Esse projeto dos alunos colabora muito com uma visão de mundo mais plural, onde todos podem usufruir dos mesmos ambientes”, destaca.

Para a estudante Gabriela Pinheiro, que faz parte do projeto, esse é só o primeiro passo para a criação de um parque completo em Madureira. “Vamos abrir nova ‘vaquinha’ para a compra de novos brinquedos”, avisa. Ela e os amigos também querem levar o projeto para outros locais da cidade.

O projeto torna o Parque Madureira um dos pioneiros a adaptar espaços para a acessbilidade de crianças, embora, exista, desde 2018, a lei 8.048/18, sancionada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, que determina que parques, praças e áreas de lazer em geral devam ter brinquedos adaptados para crianças com deficiência.