Museu das Favelas debate arte pública hoje em SP

Como parte da programação de férias, começa às 15 horas uma roda de conversa sobre arte pública, com transmissão pelo canal do YouTube do Museu das Favelas. Até 5 de fevereiro, sempre de terça à domingo das 9 às 17 horas, o público poderá visitar instalações e participar de oficinas, aulas de dança e contação de histórias para jovens, adultos e crianças. Tudo com entrada gratuita.

A roda de conversa de hoje será realizada pelo artista baiano Augusto Leal e convidados. O artista de Simões Filho (BA) trouxe instalações para o Museu das Favelas. Através do jogo, da brincadeira e da ludicidade são feitos convites à interação reflexiva.

Instalações no jardim

O objetivo das obras de Leal é facilitar o acesso a memórias e, especialmente, reflexões de crianças e adultos, como na instalação Gangorra. Ela é feita de madeira reaproveitada e possibilita, ao invés de subir e descer, o girar em torno da palavra “PODER”.

O Jogo! é composta por golzinhos (traves) de metal de tamanhos e cores variadas. A partir de sua distribuição, instigam a reflexão sobre a meritocracia para justificar violências e injustiças sociais que atravessam a experiência negra.

Traves de futebol promovem um jogo crítico sobre meritocracia. FOTO: Divulgação

 

O Parque Sensorial Natural, criado por Parque de Bambu, é composto por pirâmides de bambu, túnel de cama de gato e rampas de equilíbrio. Aqui, as crianças e adultos poderão aguçar a sensibilidade humana, lúdica e criativa.

Batucadas

Às quintas-feiras, das 11 às 12 horas, e das 15 às 16 horas, o núcleo educativo do Museu ministrará a oficina Batuques Sudestinos, estimulando expressões culturais periféricas com referências na cultura negra e na cultura popular do Sudeste.

Aos sábados, Bruna Braga dará aulas de Fit Dance e Dança Afro. No dia 29 de janeiro, domingo, haverá Contação de Histórias: Ouvir, Cantar e Dançar. Será um momento lúdico para a família, com histórias cujo foco são temas fundamentais às favelas e seus habitantes.

Serviço

Ingressos gratuitos podem ser retirados no Museu das Favelas ou em museudasfavelas.org.br.

Quintas-feiras, dias 19 e 26/01 e 2/02

Oficina Batuques Sudestinos

Das 11h até 12h e 15h até 16h

 Sábados, dias 21 e 28/01 e 4/02

Solta o Corpo!

Das 11h às 12h

Ministrante: Bruna Braga

Domingo 29/01

Das 11h às 12h e 15h às 16h

Contação de Histórias: Ouvir, Cantar e Dançar com Núcleo Educativo do Museu

Sábados e Domingos, até 05/02

Solta o Som

Das 9h às 18h

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas